5 de nov. de 2012

O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) NO MUNDO EMPRESARIAL




O que é? Onde implantar? Com é utilizado? 

Este é um processo criado na tentativa de ajudar a prevenir os problemas causados por empresas no meio ambiente. Tudo isso em um objetivo de um ‘desenvolvimento sustentável’ o que hoje digamos que frequentemente é ouvido. 

O Sistema de Gestão Ambiental é implantado em empresas, analisei alguns sites no Brasil como da Light, Vale e Gerdau e pude verificar sua apresentação. Elas demostram reconhecimento de suas atividades potencialmente poluidoras e dizem estabelecer planos de ação para atenuar ou eliminar estas características de operação.

Sua utilização; o SGA é apresentado desse modo na maioria dos sites vistos: Podemos definir Sistema de gestão Ambienta (SGA), segundo a NBR ISO 14001, como aparte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recurso para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa. 

 O processo de implementação de um SGA consiste em 4 fases: 

1 - Definição e comunicação do projeto (gera-se um documento de trabalho que irá detalhar as bases do projeto para implementação do SGA); 
2 - Planejamento do SGA (realiza-se a revisão ambiental inicial, planejando-se o sistema); 
3 - Instalação do SGA (realiza-se a implementação do SGA); 
4 - Auditoria e certificação. 


O Sistemas de Gestão Ambiental permitem as empresas, de forma imediata: 
-Segurança, na forma de redução de riscos de acidentes, de sanções legais, etc; 
-Qualidade dos produtos, serviços e processos; 
-Economia e/ou redução no consumo de matérias-primas, água e energia; 
-Mercado, com a finalidade de captar novos clientes; 
-Melhora na imagem; 
-Melhora no processo; 
-Possibilidade de futuro e a permanência da empresa; 
-Possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental. 
Como a questão ambiental é um tema muito discutido nos últimos anos, esta ideia é o conjunto de diretrizes adotadas para a implementação de uma boa política ambiental nas empresas a fim de avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades.


Postado por Lucélen Popoaski

Um comentário:

  1. As principais questões que você pode melhorar para as próximas postagens são: 1)as figuras que são meramente ilustrativas, sem discussão no texto, devem ficar em um tamanho menor, sem muito destaque. 2) para além de trazer uma informação, você precisa problematizar esta informação, discutindo vantagens e desvantagens disso, e assumindo uma posição neste debate. 3)verifique as normas corretas para referenciar documentos digitais.
    Se vc realmente analisou os sites de algumas empresas para verificar o SGA delas, você poderia ter ilustrado teu texto com alguns exemplos concretos destas empresas. O vídeo está bem legal e bastante objetivo na perspectiva de um SGA empresarial.

    ResponderExcluir