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O
ambiente de negócios a partir da década de 90 tem-se mostrado bastante instável
e turbulento, verificando-se a existência de mudanças bastante drásticas no
processo econômico e produtivo mundial, com implicações diretas para as
empresas industriais.
Fatos
como transformações na economia internacional e globalização da produção e do
consumo têm sido acompanhados de outras mudanças como, por exemplo, um
crescente grau de exigência dos consumidores, que, por meio de seu poder de
compra, estão buscando variedade de produtos, demonstrando a sua preocupação
pela qualidade e manifestando uma constante exigência para melhorar o binômio
preço-desempenho.
A
emergência desse consumidor mais agressivo e exigente reflete em grande parte
as mudanças que a própria sociedade vem sofrendo quanto a valores e ideologias
e que envolvem suas expectativas em relação às empresas e aos negócios. Esses
novos valores e ideologias incluem a democracia, a igualdade de oportunidades,
a saúde e a segurança no trabalho, a proteção ao consumidor, um meio ambiente
mais limpo, entre outras questões. Seja como consumidores, ou como
trabalhadores, ou ainda por meio do governo ou da mídia, a sociedade tem
pressionado para que as empresas incorporem esses valores em seus procedimentos
operacionais. Como consequência, as empresas estão se deparando com um ambiente
externo em que cada vez mais as questões sociais, políticas e legais,
inexistentes ou apenas latentes em períodos anteriores, adquirem uma nova
perspectiva administrativa.
O
setor empresarial, movido pela exigência de seus consumidores, inicialmente os
europeus, as empresas começaram a perceber que seus clientes estavam dispostos
a pagar mais por produtos “ambientalmente corretos”, e mais, deixar de comprar
aqueles que contribuíam para degradação do planeta. Por isso, este setor passa
então a integrar a luta pela preservação do meio ambiente.
Cabe
destacar que as pressões exercidas pelas comunidades, ONGs e governos, têm
forçado uma postura pró-ativa na melhoria dos processos produtivos, com geração
de menor quantidade de resíduos e poluentes e menor consumo de matérias-primas
e energia, forçando ao desenvolvimento de novas tecnologias para os processos
produtivos, simultaneamente à necessidade de novas técnicas administrativas
voltadas ao gerenciamento dessas atividades, com preocupação ambiental.
Ao
implementar um Sistema de Gestão Ambiental - SGA como forma de gerenciamento
das atividade organizacionais, deve-se lembrar que o compromisso passa a ser
permanente, pois exige uma mudança definitiva da antiga cultura e das velhas
práticas. Para tanto, é imprescindível a busca da melhoria contínua, princípio
fundamental de um SGA. Além deste princípio, outros elementos de um SGA são
importantes, como:
- Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e
compromissos com seu desempenho ambiental;
- Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades;
- Implementação e operação, que são desenvolvimento e a execução de
ações para atingir as metas e os objetivos ambientais.
- Monitoramento e correção das acções, que implica o monitoramento e a utilização
de indicadores que asseguram que as metas e o bjectivos estão sendo
atingidos;
- Revisão gerencial, na qual o SGA é revisado pelo comando superior da empresa, a fim de assegurar sua probabilidade, adequação e efectividade.
Contudo,
o gerenciamento de um processo, por meio das ferramentas de um SGA possibilita
ganhos de produtividade e qualidade, além da satisfação das pessoas envolvidas
diretamente no processo, pois esses aprendem que sempre é possível fazer melhor
e percebem a evolução da qualidade de seus serviços. Atuar de maneira
ambientalmente mais responsável é ainda, hoje, um diferencial entre empresas,
que as destacam no competitivo mercado. Assim quanto mais empresas estiverem
certificadas, mais empresas se verão obrigadas a se certificar, mesmo que estas
não necessariamente tenha uma preocupação (inicial) em preservar o meio
ambiente e sim veem o SGA como uma estratégia de marketing, simplesmente para
obtenção de mais lucro sempre.
Essa
disseminação da prática de sistemas de gestão ambiental contribui para a maior
conscientização e maturidade da sociedade com relação ao tema, gerando efeitos
positivos no comportamento das organizações e estimulando atitudes proativas em
favor da qualidade e preservação ambiental. Isso ocorre como resultado da
crescente conscientização global sobre a importância da preservação do meio
ambiente, em virtude do esgotamento dos recursos naturais, e as diversas
pressões legais para as empresas a gerir seus processos de forma sustentável.
REFERÊCIAS:
NICOLELLA,
Gilberto; MARQUES, João Fernando; SKORUPA, Ladislau Araújo. Sistema de Gestão Ambiental: aspectos
teóricos e análises de um conjunto de empresas da região de Campinas, SP. Embrapa.
2004. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/download/documentos_39.pdf > Acesso em: 05 nov. 2012.
Postado por: Patrícia Ziani
O teu texto contém muitas frases que foram retiradas de forma literal (ou quase isso) do material consultado, sem que isso fosse dito. Se você tivesse optado por interpretar os documentos consultados e escrever a postagem com tuas próprias palavras, talvez o texto tivesse ficado um pouco "mais leve".
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