26 de nov. de 2012

Unidades de Conservação no Brasil


No Brasil temos uma grande diversidade de vegetação, fauna, flora, culturas, entre outros fatores, visando a preservação dessas áreas foi criado o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Esse sistema é em caráter federal, estadual e municipal. A lei que regulamenta esse sistema é a lei nº 9.985, que foi oficializada no dia 18 de julho de 2000.
Segundo a lei, Unidades de Conservação são definidas como: “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com 
características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção".
A exploração dessas áreas são muito bem estudadas e é exigido diversos estudos e laudos quando se busca algum fim lucrativo ou não para essas áreas.
Nos últimos anos as UC cresceram significativamente no Brasil, dados mostram que passarem de 39 milhões de hectares para 77 milhões de hectares. A maioria dessas áreas de proteção estão em terras indígenas.

O Estado do Rio Grande do Sul é tido como um dos primeiros a terem esse lado de gestão ambiental, e é tido como referências desde a década de 1950. Atualmente no Estado, existem cerca de 104 unidades de conservação.
Essa politica adotada sobre as Unidades de Conservação foram com absoluta certeza muito positivas, pois se não houvesse toda essa preocupação provavelmente essas áreas já estariam derrubadas para construir cidades, empresas, lavouras, etc.
Apesar de todo esse esforço, vemos casos em que o dinheiro e a fraude vence o Estado e consegue fazer dessas áreas verdadeiros “paraísos” para os mais afortunados criando condomínios e clubes e vendendo a preços exorbitantes.
Para construir nesses locais é preciso apresentar um estudo dizendo que aquela região é própria para a construção civil, porém, muitas vezes, geólogos, geógrafos e outros profissionais vendem laudos falsos para que possam ser realizados todos esses investimentos.
Essas áreas são de suma importância para a preservação do ecossistema no Brasil e deve ser respeitada ao invés de serem pensadas em formas de lucrar em cima disso. Enquanto os brasileiros não tomarem consciências disso, será muito difícil para o governo fiscalizar e preservar todas essas áreas.

Postado por: Ricardo Stedile

Referências:
Sistema Nacional de Unidades de conservação. Disponível em: < http://www.florestal.gov.br/snif/recursos-florestais/sistema-nacional-de-unidades-de-conservacao> acesso em 26 de novembro de 2012
Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.seplag.rs.gov.br/atlas/atlas.asp?menu=554> acesso em 25 de novembro de 2012
Arquivos da Categoria: Unidades de Conservação no RS. Disponível em: <http://vivaomorro.wordpress.com/category/unidades-de-conservacao-no-rs/> acesso em 26 de novembro de 2012







Um comentário:

  1. A tua postagem está muito legal, mas o grande pecado é você não ter explorado as figuras e vídeos que você trouxe para o texto. Esses recursos trazem diversas questões, que acabaram não sendo exploradas na tua postagem, como se o texto e os recursos fossem coisas distintas.

    ResponderExcluir