16 de nov. de 2012

Sistema Nacional de Recursos Hídricos: o descaso de Belo Monte

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, é uma hidrelétrica central que está sendo construída no Rio Xingu (desde 23 de junho de 2011), nas proximidades do município de Altamira, no Estado do Pará. Sua potência instalada será de aproximadamente 11.233 MW, todavia, inicialmente operará com apenas 4.500W, ou seja, aproximadamente 10% do consumo nacional. No quesito potência, a Usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, perdendo apenas para a Usina de Três Gargantas (China) e a Usina de Itaipu (Brasil-Paraguai); esta hidrelétrica será a maior inteiramente brasileira.
Esta obra, é executada pelos engenheiros de forma "inteligente", ou seja, a Belo Monte poderá gerar energia com baixo impacto socioambiental e com a menor área alagada possível (502,8 Km²). Esta usina será uma hidrelétrica de "fio d' água"; ou seja. quando a vazão é pequena ela gera menos energia. Ela não possui enormes reservatórios de reserva, como a Hidrelétrica de Itaipu, por exemplo.
Mas se parar  para refletir,  apesar de ser implantada de um forma "inteligente", será que realmente esta hidrelétrica causará um baixo impacto em todo o seu redor?  Obviamente, não. Qualquer obra, seja ela de pequena escala, média ou grande, de uma certa forma ela sempre prejudica as características naturais do local a ser afetado; nunca mais essa área conservará ou voltará a ter seus traços característicos.

O que diz a Mídia...
"A obra não terá impacto direto sobre terras indígenas, mas haverá impacto indireto, embora não esteja prevista remoção de seus habitantes. Haverá mudança de vazão na área da Volta Grande do Xingu, mas o hidrograma  proposto pelo estudo de impacto ambiental da obra garante as condições adequadas para a manutenção do modo de vida das etnias Juruna e Arara (indígenas), que habitam a área conhecida como Volta Grande do Xingu. Quanto a realocação de pessoas, Belo Monte vai deslocar algumas centenas de moradores ligados à agricultura e cerca de 2 mil famílias de Altamira, que vivem atualmente em situação precária. Suas casas (palafitas), ficam com água sob o piso no período de cheia do rio, e com lama na época da seca. Nesses ambientes, as crianças brincam e os moradores fazem suas necessidades, porque não há saneamento. Todos serão indenizados. Os agricultores serão transferidos para agrovilas e os moradores irão para casas com infraestrutura urbana e saneamento, em local com equipamentos públicos, como escolas e áreas de recreação e lazer. "
E de que adianta a mídia persistir nisso, se as pessoas que vivem nestas áreas não vai se adequar a esta nova vida? Todos sabemos, que onde se fixa nossas origens, elas persistem ali até a morte. Com certeza se essas pessoas realmente forem retiradas dali, com certeza elas não se adaptarão aos novos costumes que terão de enfrentar. Claro, sabemos que nessas condições de saneamento zero, é horrível, que eles merecem o mínimo de conforto e saneamento básico, todavia, devemos entender, que ali é o lugar deles, e isso ninguém poderá mudar.

Conflitos Indígenas...
Essas lutas, já vem sendo protagonizadas desde o ano de 1989, ou seja quase 25 anos antes da usina começar a sair do papel. Os movimentos sociais e as lideranças indígenas  são contrários à obra porque consideram que os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados. Exemplos infelizes dessa situação é a construção das Usinas Hidrelétricas de Tucuruí (PA) e Balbina (AM), nas décadas de 70 e 80. Desalojaram comunidades, inundaram enormes extensões de terras e destruíram a fauna e a flora dessas regiões. 
Então a partir desses casos, que ocorreram no passado, é impossível não temer que isso possa ocorrer em Belo Monte!! Com certeza, o que os ambientalistas prometem, em parte não será cumprido, e os ribeirinhos bem como os indígenas serão os mais afetados em virtude desta grande obra. Por isso, esses conflitos permanecerão por um bom tempo, até que tudo se resolva e a população tenha a certeza em 100% de que eles não serão prejudicados em grande escala pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte.



Abaixo, você pode assistir um documentário que conta toda a trajetória da Usina de Belo Monte. Vale a pena conferir!



Referências Bibliográficas...

Blog Hidrelétrica de Belo Monte. Disponível em: <http://www.blogbelomonte.com.br/usina-belo-monte/>. Acesso em: 16 nov. de 2012.

GeoBau - Caracteres sobre Geografia e afins. Série Belo Monte. Disponível em: <http://marcosbau.com.br/geobrasil-2/hidreletrica-de-belo-monte-rio-xingupa/>. Acesso em: 16 nov. de 2012.


Postado por: Daniélli Flores Dias

Um comentário:

  1. A postagem está muito boa, e o documentário é realmente sensacional! Agora, fica uma pergunta: você acredita que chegará o momento em que "a população tenha a certeza em 100% de que eles não serão prejudicados em grande escala pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte" ? Eu tenho a plena convicção de que jamais chegará este momento, porque esta usina é verdadeiramente um crime contra o povo e o patrimônio brasileiro.

    ResponderExcluir