5 de nov. de 2012

Sistema de gestão ambiental, veio para ajudar


   Nós últimos anos a preocupação com o meio ambiente veio a crescer muito, principalmente hoje em dia que é muito discutido o aquecimento global e que jamais avia tanta emissão de gases na atmosfera, porém existem vários outros tipos de poluição tanto de rio e ruas, desmatamentos, queimadas, etc. Porém esses danos ao meio ambiente muitos deles foram causados por grandes empresas, produtores agrícolas, resumindo os mais poderosos que querendo cada vez mais enriquecer agridem mais o meio ambiente.
   Com isso as leis e as punições cada vez mais foram surgindo, e mais rígidas ficaram, e mesmo assim nós percebemos que muitas punições passam em branco ou dependendo a multa que as empresas levam preferem pagar ela no que parar de agredir o meio ambiente, mas isso aos poucos está mudando e assim podemos observar que com os sistemas de gestão ambiental que vem sendo criados e são formam juntos com as empresas uma solução   para evitar agredir tanto o meio ambiente, sendo elas para emitir menos CO2, causar menos poluição e fazendo com que tenha um custo reduzido de energia elétrica e conservação da matéria prima, sendo que por parte das empresas elas não saem perdendo nunca pois para elas passa a serem vistas como empresas sociopolíticas pois tem clareza social e assim cumprem a lei sendo  as pessoas vão preferi consumir produtos de empresas que conservam o meio ambiente.                                                     Esquema de sistema de gestão ambiental
Fonte: http://www.tocadacotia.com/curiosidades/sistema-de-gestao-ambiental
   Os sistemas de gestão ambiental do Brasil funcionam em geral como a figura ao lado ilustra, primeiramente se faz uma avaliação ambiental inicial ou uma revisão, segundo passo tendo as políticas e o comprometimento de cada empresa, após faz um planejamento levando em conta os aspectos ambientais e outros fatores, depois é discutido a sua implantação e operação, depois á uma avaliação e a medição, e termina o esquema contando com o comprometimento da empresa para ter uma  melhoria continua.
               Foto da morte de 86 toneladas de peixes no 
               Rio dos Sinos/RS em 2006.
Fonte: http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/tag/rio-dos-sinos/
    Porém como avia citado anteriormente as empresas e pessoas geralmente conseguem escapar das penas impostas pelos crimes ambientais que elas cometerem um exemplo disso que em 2006, 86 toneladas de peixes foram mortos no Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul onde a empresa Utresa lançou efluentes cloacais onde ela pagou uma multa, e o engenheiro Luiz Ruppenthal responsável pela obra foi condenado a 30 anos de prisão consegui uma redução para 7 anos e hoje está em liberdade graças a um habeas corpus. 
   Sendo assim o sistema de gestão ambiental é muito importante para o meio ambiente do país fazendo com que se evite e diminua os desastres que as empresas causam, porém a fiscalização e a punição a essas empresas deveriam ser mais rígidas. 
 Postado por: Cleiton Luis Froelich

Um comentário:

  1. A questão está muito bem colocada, e resgata um exemplo bastante interessante da necessidade de um SGA adequado. Todavia, é preciso tomar mais cuidado com o texto, pois há um excesso de erros de sintaxe que comprometem a qualidade da postagem.

    ResponderExcluir