26 de nov. de 2012

Futuro Preservado




Quando nos referimos ao Conservacionismo uma das primeiras coisas que pensamos é em conservação, seja ela da nossa natureza ou conservação de nossas fontes de águas e nossos animais, os quais nos dias de hoje se encontram cada vez mais raros. O conservacionismo pode-se dizer que é  usado em uma situação que será usada, por exemplo: Usaremos 10 lotes de terras daqui há 5 anos para reflorestamento e preservação de animais que correm o risco de desaparecer. A partir desse ponto estaremos falando de conservação, Ou conservacionismo que em termos ambientais significa ‘’Proteção dos recursos naturais e animais, com a utilização racional dos mesmos, garantindo sua sustentabilidade para gerações futuras onde não corra o risco de desaparecer. Porém quando falamos nesse termo não nos damos por conta que para que isso ocorra temos um grande desafio, que seria conciliar a produtividade, lucratividade e a conservação do meio ambiente no qual os mesmos se encontram, tratando-se de um trabalho nada fácil para que isso ocorra. Nessa área há grandes preocupações, e centros responsáveis que cuidam desse assunto, podemos citar as entidades conservacionistas, que são entidades que se dedicam a estudar a relação do homem com a natureza, o qual se preocupa em preservar recursos naturais e biológicos para nossas gerações futuras, essas visando a melhora na estrutura do solo, fauna e flora, ou seja, o conservacionismo trata-se de um conjunto de políticas e técnicas que tem por fim manter condições de vida para todos os seres da terra.
Mas não podemos deixar de falar que há recursos renováveis e recursos não renováveis, como citado acima os recursos naturais são aqueles que o homem utiliza, mas ao mesmo tempo podem ser repostos como, o reflorestamento e adubação para a melhor fertilização do solo. E entre os recursos não renováveis, entram aqueles que se esgotam não podendo ser repostos, tais como;  Petróleo, Carvão, ferro, entre outros . É nesse ponto que o conservacionismo entra, ele tenta manter o equilíbrio, tentando fazer com que o homem utilize apenas o que consome não extraindo da natureza uma carga excessiva que não há necessidade de extrair sem ser utilizada rapidamente, a natureza deve ser utilizada e consumida para atender a nossa necessidade no presente e para isso temos obrigação de deixar um ambiente rico para as próximas gerações, não deixando ocorrer à extinção de vários animais e plantas para começar a se preocupar com o meio. Essa preocupação vem de tempos mais remotos, podemos citar a Ilha de Páscoa como exemplo, onde a população acabou completamente com suas grandes florestas inutilizando o solo, não tendo recursos nem capacidade mais tarde para tentar fazer algo para salvar o solo, onde sua população foi simplesmente dizimada aos poucos, se tivessem conhecimento sobre os recursos da natureza que não são finitos talvez essa história e entre outras não teriam sido acabadas.
Partindo por outro ponto, não podemos deixar de citar a conservação de animais de extinção, onde ambientalistas e pessoas que se preocupam com o futuro de espécies de animais em extinção, mantêm em cativeiros várias espécies, visando a sua reprodução para mais tarde devolvê-los a natureza, onde poderá (Se não forem caçados por caçadores) dar mais vida á nossa natureza. Podemos claramente ver esse trabalho nessa reportagem, o trabalho que é feito para salvar algumas espécies já dizimada de seu Habitat.
Não podemos deixar de falar de um dos principais responsável pela sobrevivência da vida dos seres vivos da terra, a água. Esta por si incolor e sem gosto é a principal responsável pela vida. Há pessoas que acreditam que seu uso exagerado há de gerar em gerações futuras guerras em busca da mesma, trata-se de um recurso não renovável quando não usado adequadamente. A água já vem sendo discutida em vários países há anos, alguns países já nem possuem reservatórios de abastecimento para sua cidade, devido há falta de chuva e seu uso sem consumo racional.
Podemos dizer que vários institutos apoiados por organizações não governamentais, como o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de conservação da Natureza) o qual é uma fundação visa a conservação do meio ambiente, o qual o Brasil criou o Plano do Sistema de Unidades de Conservação do Brasil, publicado oficialmente 1972, o qual continha objetivos específicos para a preservação ambiental, o qual também tem por seu aliado o Código Florestal que visa a preservação de áreas ambientais de nossa flora e fauna brasileira.


Por: Gabriel Fraco

Referências: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Nacional_de_Unidades_de_Conserva%C3%A7%C3%A3o_da_Natureza
http://www.ozengenharia.com.br/blog/tag/conservacionismo/

Um comentário:

  1. Gabriel,
    sua problematização sobre a questão do conservacionismo está super adequada, mas carece de informações (dados, mapas, gráficos, etc...) que possam dar mais força ao teu argumento. Do contrário, fica um texto exclusivamente de "opinião", e esta não é a idéia do blog.
    Procure fazer parágrafos mais curtos, para facilitar a leitura.
    Um pequeno equívoco no teu texto é quando você diz: "vários institutos apoiados por organizações não governamentais, como o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de conservação da Natureza) o qual é uma fundação visa a conservação do meio ambiente". O SNUC é uma política traduzida em uma Lei, não é uma ONG nem um instituto.

    ResponderExcluir