22 de nov. de 2012

"""Novo""" Código Florestal

O Primeiro Código Florestal, foi criado pela Lei nº 4.771, em 5 de setembro de 1965, com propósito de ter aparato na lei, um meio de estabelecer limites para o uso da terra e a vegetação que ela sustenta.
Desde 1990, há uma tentativa de reformular o Código Florestal, a qual foi designado com o nome de Novo Código Florestal. Essa nova reformulação partindo do deputado Sérgio Carvalho e muito defendida pelos ruralistas que constituem grande parte do congresso brasileiro.
A reforma vem tramitando há 12 anos na Câmera dos Deputados, e não de forma negativa, mas sim positiva, a movimentação de grupos ambientalistas, vem tentando defender o antigo código, já que o novo presa pela bonificação de ruralistas e da destruição da vegetação natural, e diminuição das app (Áreas de Preservação Permanente).
          Para melhor exemplificar, a imagem a baixo mostra de uma forma fácil de compreender juntamente com um vídeo informativo que trata do mesmo assunto, extremamente de caráter informacional e didático.
Caso tenha alguma dificuldade para ver a imagem, devido ao seu tamanho, click aqui
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/infograficos/2012/05/11/entenda-por-que-o-novo-codigo-florestal-pode-aumentar-o-desmatamento.htm
Aqui podemos encontrar um vídeo informativo relacionado ao assunto: 

     A mudança do código não afeta apenas de modo negativa a natureza, mas também pequenos agricultores, quê, em alguns casos, possuem uma pequena área de terra, que por ter um rio passando dentro dela, o afeta diretamente, diminuído sua área de produção, até prejudicando em sua subsistência.
       Ocorre também, que a diminuição da área de app em torno do rio, o afeta diretamente, facilitando erosão, assoreamento e possivelmente um soterramento.
       Pequenas vitórias vêm ocorrendo dos grupos de ambientalistas, como podemos checar nessa matéria http://blogs.estadao.com.br/dener-giovanini/codigo-florestal-as-revelacoes-do-ultimo-capitulo/ , publicada no dia 19.outubro.2012 16:14:20. O qual relata uma decisão da nova legislação sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, um meio termo entre ruralistas e ambientas.
        Porém está história não terminou ainda, há muito o quê decorrer e acontecer referente ao Novo Código Florestal. Esperamos uma decisão sensata e não ideologicamente mascarada por idéias ruralsitas que buscam unicamente a expansão do agronegócio. 



Nome: Gustavo Herrmann



Referências
http://noticias.uol.com.br/ciencia/infograficos/2012/05/11/entenda-por-que-o-novo-codigo-florestal-pode-aumentar-o-desmatamento.htm

http://blogs.estadao.com.br/dener-giovanini/codigo-florestal-as-revelacoes-do-ultimo-capitulo/

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/meio-ambiente-entenda-a-polemica-envolvendo-o-novo-codigo-florestal.htm

Materia de apoio também: http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf

Um comentário:

  1. Simples, objetiva, e com importantes elementos de informação. Parabéns pela postagem! Apenas uma pequena correção: você inicia dizendo que o primeiro código é 1965, mas na verdade o primeiro é da década de 30. O de 65 já foi o segundo!

    ResponderExcluir