29 de nov. de 2012

Há esperança: SNUC


Com a evolução de nossa sociedade, o domínio sobre as tecnologias principalmente, propiciou uma grande capacidade de expansão, capacidade que devastou grandes biomas. A natureza jogada em segundo plano, estaria a sucumbir em algum momento, extinção de plantas, animais é apenas um exemplo.
No Brasil, para intervir surge a SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação), criada pela Lei Federal nº 9.985 de 18/07/2000 e Regulamentado pelo Decreto 4.340 de 22/08/2002. Com âmbito de proteger “nossa” natureza do avanço desenfreado que destrói rios, floretas, solos etc. e ainda abrange uma grande quantidade de diversidade de ecossistemas naturais.  As UC, estão divida em dois grupos:

- Unidade de Proteção Integral - cujo objetivo principal é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais;
- Unidade de Uso Sustentável - cujo objetivo principal é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.



Este mapa mostra a localização de Unidades de Conservação; de uso Sustentável e Integral.

A primeira UC implantada no Brasil foi em 1937 no Parque Nacional do Itatiaia.

Foto de uma parte do Parque do Itatiaia.
Fonte: http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-nacionais/do-itatiaia/itatiaia-02.jpg


Na imagem a baixo podemos verificar um organograma do funcionamento do Sistema de Gestão da SNUC.



O Vídeo a baixo explica de forma resumida SNUC e UC. E o trabalho que Imaflora realiza relacionado a SNUC.


É de deveras importância a criação da SNUC e as respectivas UC, que surgem como método legal dentro dos parâmetros da legislação, assim, possibilitando a defesa da natureza a qual estaria fadada a sucumbir dianta da expansão humana. Mesmo de sua introdução tardia, é um método a longo prazo de prezar ambientas naturais para futuras gerações, não somente para objeto de estudo e de atrativo turístico, mas como um patrimônio natural.





Nome: Gustavo Herrmann 
Referências:
http://www.sapo.salvador.ba.gov.br/arq/snuc_arquivos/frame.htm

http://uc.socioambiental.org/o-snuc/o-que-%C3%A9-o-snuc

https://sites.google.com/site/aabrasilma/Home/planos-de-acao/ap/protecao/snuc

http://www.florestal.gov.br/snif/recursos-florestais/sistema-nacional-de-unidades-de-conservacao

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao

http://www.parquenacionaldoitatiaia.com.br/

Um comentário:

  1. A postagem está legal, mas é preciso fazer uma correção: no organograma que você coloca, está o IBAMA como responsável pela execução do SNUC, mas de 2007 para frente a responsabilidade é do ICMBIO.
    Alerto para o fato de que no item "Recursos" será descontada nota pelo atraso na postagem. Havíamos combinado fazer até segunda a noite. Você postou na quarta a noite. Eu estava relevando isso até agora, mas já chegamos quase no meio do semestre e alguns alunos se sentem prejudicados por terem que cumprir o prazo que outros não cumprem, e por isso começarei a descontar.

    ResponderExcluir