6 de nov. de 2012

Sistema de Gestão Ambiental e o ISO 14000


  O sistema de gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura de organização, que permite que as empresas avaliem e controlam seus impactos ambientais, podendo assim, tentar resolver e prevenir problemas ambientais decorrentes da realização de suas atividades, produtos ou serviços, reduzindo ao máximo o impacto ambiental de suas atividades econômicas nos recursos oferecidos pela natureza, visando sempre à sustentabilidade. O SGA são diretrizes criadas para programar políticas ambientais em uma determinada empresa ou unidade de produção.
            Para a implantação do SGA, a empresa deve passar por algumas fases, sendo elas: definição e comunicação do projeto (fazer um documento que detalhe as bases do projeto), planejamento do SGA (planejamento do sistema com a revisão ambiental), instalação do SGA, auditoria e certificação. Lembrando que qualquer empresa pode implementar o SGA, e depois de sua implementação a impressa pode tramitar a sua certificação.
            Quando uma empresa implanta o SGA, ela assume metas e compromissos em seu desempenho ambiental, fazendo planejamento dos impactos ambientais decorrentes de suas atividades, realizando o serviço de monitoramento e correção das suas ações, visando sempre que seus objetivos e metas sejam alcançados, mas esse desenvolvimento e execução de suas ações visam também, atingir objetivos e metas ambientais, e a revisão do SGA pelo comando superior da empresa para melhor adequação e efetividade. Enfim, a empresa está sempre em melhora contínua, mas para essa melhora ser concreta, as empresas devem colocar em prática o SGA, e não só na teoria do papel, se detendo a cumprir as regras e tendo a preservação dos recursos naturais sempre em mente e com prioridade, não pensando somente na questão econômica, mas também na ambiental.
            O SGA garante a uma empresa maior segurança de trabalho; qualidade nos produtos, serviços e processos; economias pela redução de consumo de água, energia e matéria-prima; aumento de mercado, pois chama atenção de novos clientes; melhora a imagem e processo da empresa; possibilita um futuro mais promissor e permanência da empresa; garante um ótimo histórico ambiental. A adoção da gestão ambiental traz importâncias diversificadas para as empresas participantes, a primeira impressão é associada à imagem de preservação ambiental e gerenciamento de forma correta, ainda melhora suas relações de comércio com outras empresas que adotam os mesmos princípios, têm uma redução de custos, pois reutilizam os materiais que antes eram descartados, evitando assim, o desperdício.
            O ISO 14000 são normas técnicas e administrativas, criadas para empresas públicas e privadas, que estabelecem parâmetros e diretrizes para o sistema de gestão ambiental, foram criadas pela International Organization for Standardization, sendo Organização Internacional para Padronização, os conhecidos ISO. Objetiva diminuir o impacto das empresas, através de seus meio de produção no meio ambiente.        
            O certificado ISO 14000 garantem que a empresa tem responsabilidade com o meio ambiente, ele é obtido quando a empresa segue as normas indicadas e implanta os processos indicados, isso garante uma valorização de seus produtos e marcas. Para ter o certificado, é necessário que a empresa se submeta a auditorias periódicas nacionais e internacionais, além de seguir as legislações ambientais do país, seguir as normas, fazer o diagnóstico dos impactos ambientais causados, e a partir disso, aplicar formas que diminuam os danos causados.
            Mesmo com a preocupação das empresas com a degradação ambiental, ela continua em ritmo crescente, há a questão de se realmente toda essa teoria é coloca em prática ou ela está só no papel. E que mesmo algumas empresas buscando a sustentabilidade, a relação de melhorias por demanda, tanto de produtos como de serviços, é muito pequena, o desenvolvimento econômico tem mais força do que o cuidado com a degradação do meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.  

Referências: 

LUIZ MELLO. Sistema de Gestão Ambiental. Disponível em: <http://www.luizmello.eng.br/Apostila%20Completa.pdf>. Acesso em 05/11/2012.
SUA PESQUISA. Sistema de Gestão Ambiental. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/gestao_ambiental.htm>. Acesso em 05/11/2012.
UNIVERSO AMBIENTAL. Sistema de Gestão Ambiental. Disponível em: <http://www.universoambiental.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=6&canallocalsu2=28&id=65>. Acesso em 05/11/2012.
SUA PESQUISA. Isso 14000. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/iso_14000.htm>. Acesso em 05/11/2012.

Postado por: Helena Maria Beling.

2 comentários:

  1. O seu texto está interessante, mas um pouco "denso" demais; se vc tivesse explorado alguns exemplos para ilustrar a teoria, o texto ficaria mais atrativo. Cuide com os erros de sintaxe e verifique a forma correta de referência aos documentos consultados!

    ResponderExcluir
  2. Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.

    ISO 14000 é uma lista atualizada de normas da série ABNT NBR ISO 14000 desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

    ResponderExcluir