19 de nov. de 2012

Recursos Hídricos para quem?


O Brasil, como todos sabem é um país bastante rico em recursos hídricos e de potencial hidrelétrico, o que faz com que seja reconhecido mundialmente por esse seu adjetivo.
Percebendo todo esse potencial que o Brasil possui, os governantes optaram por explorar ao máximo todos esses fatores.  Nos últimos 70 anos o Brasil investiu quase que inteiramente da infraestrutura hidrelétrica para gerar energia. Porém, todo esse potencial é mal distribuído para a população brasileira, principalmente no Nordeste, temos uma falta de abastecimento de água.

Com tudo isso, em 30 de janeiro de 2006 foi criado o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que estabelece metas para preservação de mananciais em todo o país.  Com a criação deste plano, o Brasil passou a ser o primeiro país da América Latina a ter um plano desse sentido, que é uma das “metas do milênio”
Após a criação deste Plano, foram elaborados projetos que causaram bastante polêmica entre a população e os estudiosos. O principal que mais é evidenciado pela mídia é a transposição do Rio São Francisco. O governo informou também a construção de diversas usinas hidrelétricas, e a que tem sido tema de grande polêmica é a usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no estado do Pará, devido à grande área que será alagada, e afetará a vida dos índios que vivem na região.
Todos esses investimentos são positivos se for levado em questão ao desenvolvimento tecnológico e econômico para o Brasil, porém em relação ao social, deixa muito a desejar. Alagar áreas indígenas é simplesmente submergir as tradições desse povo, que são os precursores do nosso país, e ocorrendo isso, informações e histórias serão perdidas para sempre, e os indígenas terão que se adaptar a vida nas cidades.
Então, devemos muito antes de pensarmos em tudo o que essas obras podem nos proporcionar no cenário internacional, devemos pensar na questão local, quantas vidas serão afetadas com todos esses investimentos, e se realmente eles são feitos para população que reside naquela região, ou para aqueles que comandam a elite brasileira.


Postado por: Ricardo Stedile

Referências: 
http://www.abrh.org.br/SGCv3/
http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/legislacao-e-orgaos/plano-nacional-de-recursos-hidricos
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=14&sqi=2&ved=0CHsQFjAN&url=http%3A%2F%2Fambientes.ambientebrasil.com.br%2Fagua%2Frecursos_hidricos%2Fagua_-_recursos_hidricos.html&ei=lM-qUIaiAYyy8QSt1YCQBA&usg=AFQjCNEPYhoFBxAFFah2c5VV4-NgxGrM8g&sig2=2TAMzxmJ0-L7GtNPe3zdLw

Um comentário:

  1. Muito legal! Curta, objetiva e bem informativa tua postagem. Talvez, apenas, pudesse ter explicado melhor como é que Plano Nacional de Recursos Hídricos se liga ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De qualquer forma, vc está de parabéns, Ricardo. Só cuide com a forma como vc coloca tuas referências.

    ResponderExcluir