5 de nov. de 2012

SGA na construção da ética global!!



                                        SGA NA CONSTRUÇÃO DA ÉTICA GLOBAL

   O Sistema de Gestão Ambiental é a forma pela qual a empresa se mobiliza interna e externamente na conquista da qualidade ambiental desejada. Para atingir a meta, ao menor custo, de forma permanente, o Sistema de Gestão Ambiental constitui estratégia para que o empresário em processo contínuo, identifique oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades de sua empresa sobre o meio ambiente, de forma integrada à situação de conquista de mercado e da lucratividade.
 
   

                  Fonte: http://pegambiental.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html

  A responsabilidade empresarial quanto ao meio ambiente deixou de ter apenas característica compulsória para transformar-se em atitude voluntária, superando as próprias expectativas da sociedade. O comprometimento das empresas com a questão ambiental acompanha o processo de globalização das relações econômicas, impulsionando a partir da década de 70.  Faz parte da construção de uma ética global, partindo das sociedades mais prósperas, pois os fenômenos de poluição transcedem as fronteiras nacionais e afetam grandes extensões regionais e mesmo o Planeta como um todo.
 
    Situar-se acima de exigências legais, mediante sistema de gestão ambiental, deixa de ser apenas uma estratégia preventiva para constituir-se mesmo em vantagem competitiva e diferencial no mercado. Isto porque a qualidade ambiental exige um uso mais racional e produtivo de insumos, reduzindo os custos de produção. Além disso, as mudanças podem gerar novas oportunidades de negócios. A procura pelas certificações ambientais voluntárias corre nessa direção. A mais importante delas, a série ISO 14.000, fornece ferramentas e estabelece um padrão de Sistema de Gestão Ambiental.

      Fonte: http://lindataua.blogspot.com.br/2010/05/sga-sistema-de-gestao-ambiental.html 

    Na medida em que cresce a consciência da necessidade de se manter e melhorar a qualidade ambiental e de se proteger a saúde humana, organizações de todos os tamanhos estão cada vez mais orientando suas atenções para o possível impacto de suas atividades, produtos e serviços. Para as partes interessadas internas e externas de uma organização, seu desempenho ambiental é de importância crescente.

POSTAGEM: DANIEL HOLLWEG SALAMONI
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS;
Fonte: http://lindataua.blogspot.com.br/2010/05/sga-sistema-de-gestao-ambiental.html

 

Um comentário:

  1. A postagem está sucinta e objetiva, e isso é um ponto positivo. Todavia, a segunda figura está solta, pois não é chamada e comentada no texto. A falta de algum exemplo concreto que pudesse ilustrar as questões pontuadas no texto, também contribui para deixar a postagem meio "genérica" demais. Por fim, verifique a norma correta para referência de documentos digitais.

    ResponderExcluir