5 de nov. de 2012

Vantagens de um SGA


O Sistema de Gestão Ambiental ou SGA faz parte de um sistema de gestão global de uma instituição que tem por objetivo resolver e prevenir problemas de caráter ambiental está organizado de um modo sistêmico, do qual fazem parte: uma estrutura organizacional, atividades de planejamento, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, atingir, analisar e manter o seu desempenho ambiental. Para operar e estabelecer um SGA existe a Isso 14001, que é uma norma internacionalmente aceita, a mesma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais, ou seja, a ISO1400, busca efetivar amigavelmente o que prevê um SGA. 
De um modo mais simples, podemos dizer que um SGA constitui-se de uma estratégia para algum empresário e/ou órgão de melhorar e reduzir os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente, assim, melhorando a sua situação de mercado e suas possibilidades de sucesso, como destaca ROVERE:
Atender aos mencionados princípios por meio de uma metodologia prática para a implementação de um SGA é garantia de redução de impactos ambientais e, ao mesmo tempo, de melhoria de imagem da empresa no mercado (ROVERE,et. AL .pag 17, 2000).
Um exemplo de órgão ou empresa que possui um SGA é o Banco do Brasil, onde o mesmo implantou em 2005 um Programa de Ecoeficiência, que tem como objetivo identificar os aspectos e impactos ambientais associados as suas operações, desenvolver alternativas para mitigá-los e buscar o equilíbrio dos negócios com a preservação ambiental.
As principais premissas do BB na sua atuação com relação ao meio ambiente constam das suas políticas gerais e são avaliadas periodicamente, visando a busca de melhorias continuas do sistema de gestão ambiental, de forma a manter os cuidados com o meio ambiente, a prevenção da poluição e o atendimento aos requisitos legais aplicáveis as suas atividades, produtos e serviços.
O Banco do Brasil, bem como as outras inúmeras instituições que adotaram um SGA, estão no caminho certo para que possamos um dia usufruir de um planeta sustentável, porém, ainda a muito a ser feito, não basta apenas alguns órgãos buscar diminuir seus impactos em relação ao meio ambiente é necessário que haja uma maior adesão a este sistema, uma vez que além de contribuir para as melhores condições de vida na terra e para a garantia do futuro melhor, os órgãos que aderem a um SGA fortalecem a sua imagem junto à comunidade, fornecedores, clientes e autoridades.
 
Referências:




 
Postado por: Jacson Dreyer Schumacher
 




 

Um comentário:

  1. A postagem está legal, pecando um pouco apenas no que se refere à formatação. Quando vc usar uma citação direta (literal), o texto precisa estar em destaque. Além disso, há erros de pontuação e os documentos consultados não estão referidos de acordo com a norma.

    ResponderExcluir