5 de nov. de 2012

O Sistema de Gestão Ambiental

Entende-se por Sistema de Gestão Ambiental, como sistemas que determinadas empresas, instituições privadas ou publicas se utilizam para poder diminuir o impacto que causam no meio ambiente.
No Brasil, várias instituições adotaram esses sistemas como formas de ajudar e de mudar a forma de interagir com o meio.
O Banco do Brasil, adota uma politica de sistemas de gestão ambiental, e tem como seu principais objetivos:  a existência de uma política ambiental pública que demonstre o compro misso da alta administração da empresa com a melhoria do desempenho ambiental; a identificação, o exame e a avaliação dos impactos ambientais causados pela empresa no desempenho de suas atividades; o estabelecimento de objetivos e metas ambientais visando minimizar estes impactos; um programa de gerenciamento que permita o acompanhamento das ações voltadas para os referidos objetivos e metas; e procedimentos de controle, monitoramento e auditoria para assegurar que o sistema seja eficaz e adequado
Porém, no fator global desse sistemas, nós temos 6 elementos bastante importantes:
O primeiro, é uma politica ambiental, que as empresas devem criar. O segundo, seria o planejamento de como executar essas políticas. O terceiro seria a implementação e a operação do sistema. O quarto seria o monitoramento que a empresa deve fazer em cima desses sistema e verificar se há algum erro. O quinta seria a revisão e o sexto a melhoria continua, ou seja,  esses sistemas devem ser gerenciados e sempre buscar a evolução deles para um funcionamento mais eficiente.
Sabemos, que na teoria e no papel todas as empresas tem esses Sistemas e eles funcionam de uma forma muito eficiente, porém, na prática isso é bem diferente.
Esses Sistemas proporcionam uma série de vantagens que o governo fornece para quem implanta elas. Mas vemos, que devido à baixa cobrança da parte dos governantes em fiscalizar se realmente as empresas estão organizando isso, tendem a na prática ficar de lado, e ficar sendo analisada apenas no papel. 
Com isso, nos surge indagações, se toda essa política a favor desses Sistemas é eficiente, e também, se a implementação por completa de todos eles teria mesmo um ponto positivo no meio ambiente brasileiro.

Referências: 



Postado por: Ricardo Stedile Neto


Um comentário:

  1. A postagem está bem interessante; pena que não aprofundou mais o exemplo do Banco do Brasil, a fim de conseguir argumentos mais sólidos para o teu parágrafo final. Aliás, uma pequena correção: você disse que "na teoria e no papel todas as empresas tem esses Sistemas", mas isso não é verdade; infelizmente, mesmo que seja só no papel, são poucas as empresas que tem avançado na construção de um SGA.
    Nas próximas postagens, quando vc tiver itens para citar (como os objetivos do SGA do BB), o faça com marcadores, e não na forma de texto corrido, que torna o texto mais cansativo de ler. Verifique também a forma correta de referir documentos digitais

    ResponderExcluir