5 de nov. de 2012


A aplicação do ISO 14000/01 em Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas do Brasil

           
           O principal princípio da gestão ambiental é a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública ou privada. Busca permanente da qualidade ambiental é, portanto, um processo de aprimoramento constante do sistema de gestão ambiental global de acordo com a política ambiental estabelecida pela organização.
ISO - International Standardization for Organization é uma organização não-governamental com o objetivo de ser o fórum internacional de normalização, para o que atua como entidade harmonizadora das diversas agências nacionais. 
Além dos objetivos oriundos da norma ISO, em complemento, na prática, observam-se outros objetivos que também podem ser alcançados através da gestão ambiental, a saber: 
·         Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente e externo da companhia;
·         Manter, em geral, em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores;
·    Produzir, com a colaboração de toda a cúpula dirigente e os trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis;
·   Colaborar com setores econômicos, a comunidade e com os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem agressões ao meio ambiente.

ISO 14.000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais. 

Objetivos Gerais:

·         Estabelecer a criação, manutenção e melhoria do sistema de gestão ambiental e das áreas envolvidas em seu entorno.
  • Verificar se a empresa está em conformidade (de acordo) com sua própria política ambiental e outras determinações legais;
  • Permitir que a empresa demonstre isso para a sociedade;
  • Permitir que a empresa possa solicitar uma certificação/registro do sistema de gestão ambiental, por um organismo certificador (empresa que dá o certificado) externo.
As organizações podem considerar diferentes usos da série ISO 14.000:
·         1. Usando a ISO 14.000 - Diretrizes para Princípios, Sistemas e Técnicas de Suporte, ou parte dela, para iniciar e/ou aprimorar seu SGA. A ISO 14.000 não é destinada ao uso por entidades de registro.
·         2. Usando a ISO 14001 - Especificação do Sistema de Gestão Ambiental, para alcançar certificação por terceiros. A ISO 14.001 é destinada ao uso por entidades de registro.
·         3. Usando a ISO 14.000 - Diretrizes ou a ISO 14.001 – Especificações, para reconhecimento de segunda parte, entre contratados, o que pode ser apropriado para algumas relações comerciais.
·         4. Usando documentos ISO pertinentes.

Há também objetivos específicos da gestão ambiental, claramente definidos segundo a própria norma NBR-ISO 14.001 que destaca cinco pontos básicos.

·         Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;
·        Assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida;
·         Demonstrar tal conformidade a terceiros;
·     Buscar certificação/registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa;
·      Realizar uma auto-avaliação e emitir auto-declaração de conformidade com esta Norma. 

Algumas empresas que possuem ISO 14000/14001:

3M DO BRASIL LTDA. - UNIDADE ITAPETININGA
3M DO BRASIL LTDA. - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO
3M DO BRASIL LTDA. - UNIDADE SUMARÉ 
ABB - ASEA BROWN BOVERI - UNIDADE BETIM
ABB - ASEA BROWN BOVERI - UNIDADE CACHOEIRINHA
ABB - ASEA BROWN BOVERI - UNIDADE CAMAÇARI
ABB - ASEA BROWN BOVERI - UNIDADE GUARULHOS
ABB - ASEA BROWN BOVERI - UNIDADE OSASCO 
BAYER S/A - UNIDADE PORTO ALEGRE 
BUNGE FERTILIZANTES S/A - UNIDADE ARAXÁ
BUNGE FERTILIZANTES S/A - UNIDADE CUBATÃO
COMPANHIA IGUAÇU DE CAFÉ SOLÚVEL /IGUAÇU COMERCIAL DE CAFÉ LTDA - SP
COMPANHIA IGUAÇU DE CAFÉ SOLÚVEL /IGUAÇU COMERCIAL DE CAFÉ LTDA – PR..., entre muitas outras.
            No gráfico abaixo podemos ter uma aplicação do ISO14000/14001 por regiões do Brasil expressa por porcentagem, e a certificação por setores.



Fontes Bibliográficas:

Postado por: Ismael Hoppe.

Um comentário:

  1. Ismael,
    tua postagem está exclusivamente informativa e, ainda assim, com pouca preocupação com a forma, pois aparecem duas ou mais fontes diferentes (o que denota um cópia e cola de diferentes fontes e sem o cuidado da formatação), além de figuras que se sobrepõe ao texto ou que extrapolam o limite da própria postagem. Para além do formato, não há nenhuma problematização do tema; é simplesmente uma apresentação de informações!

    ResponderExcluir