5 de nov. de 2012

Preservação Consciente


Quando falamos sobre Sistema de Gestão Ambiental estamos falando de um conjunto de processos que visam diminuir os impactos ambientais, o qual é usado em diversas áreas geográficas a qual podemos citar: Gestão ambiental de bacias hidrográficas (Rios, Leitos, Oceanos), reservas florestais, áreas de proteção ambiental entre diversas outras.  Há alguns anos atrás, várias empresas de diferentes áreas jogavam (ainda jogam) seus lixos em rios e florestas as quais geram graves problemas ambientais, como a dizimação de algumas espécies de animais nativos, perca de local para cultivo de árvores entre vários outros.
Atualmente o Sistema de Gestão Ambiental vem ganhando destaque em algumas empresas, essas empresas que vem fazendo a diferença e cultivando algumas áreas, ajudando o meio ambiente a não perder seus belos campos, seus mananciais, e o principal mantendo preservada espécie de animais que estavam desaparecendo.  Posso citar como experiência própria, uma visita de campo a mina de carvão em Candiota, lá o pessoal tinha uma área destinada ao plantio de árvores nativas e á um lago, onde se encontrava  alguns peixes, aves e capincho, vulgo capivara. Para complementar busquei informações diretas no site da Votorantin, onde a mesma foi premiada como referência em Gestão Ambiental. O reconhecimento da ONU da seriedade a este prêmio, a qual só faz a empresa ter a ambição de crescer mais  e adquirir mais prêmios com assuntos envolvendo o meio ambiente, o grupo tem como meta  atingir até 2020 lançar o resíduo zero em todas as suas operações industriais. Através dessas e de outras formas o grupo Votorantin em suas diversas áreas, siderúrgica, cimentos, metais e outras, vem servindo como modelo a ser seguida não somente em empresas brasileiras como mundialmente, tratando a natureza como ela merece.
Atualmente, as empresas que oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental melhoram as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, e isso representam uma vantagem de mercado. Porém, a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental é um processo voluntário, tendo como motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades, para que uma empresa seja bem-sucedida, ela deve controlar os riscos, e desenvolver as oportunidades.
Com a adoção desse sistema podemos citar as vantagens das empresas a adotá-los;
- Redução de custo: Minimização dos desperdícios de matérias primas;
-Melhoria da imagem da companhia: Consumidores preferindo produtos ecologicamente corretos;
-Legalidade: Menor tolerância das autoridades, paralisação das atividades;

Dessa forma, posso concluir que o meio ambiente deve ser visto como um todo, não apenas como uma parte que gerará gasto para empresas, e sim, significando novos caminhos de negócios, e boa reputação as empresas que preservam o meio ambiente ecologicamente correto.


Por: Gabriel Franco 


Um comentário:

  1. Teria sido interessante se vc tivesse postado alguma foto desta visita às áreas de recuperação ambiental em Candiota. Cuidado com os erros de sintaxe e revise a forma correta de citar documentos digitais consultados.

    ResponderExcluir