19 de nov. de 2012

Água um bem para ''Todos''


A água cobre 71% de toda a superfície da terra, encontrada: Oceanos, Rios, Lagos, aquíferos  entre outros. Porém não se encontra apenas na forma liquida encontra-se na atmosfera em forma de vapor e nuvens.  Com 97% da água superficial os oceanos tem grandes destaque nesse cenário, logo após com cerca de 2,4% aparecem as calotas polares e geleiras e com pouco destaque aparecem os rios, lagos e lagoas com 0,6%, mas o que dá o maior destaque sobre esse assunto é a presença do Brasil, o qual possui uma das maiores reservas hídricas do mundo concentrando cerca de 12% de água doce do planeta.
Colocando em base esses números no papel, pode- se dizer que é uma quantidade significativa, somos privilegiados por tanto... Mas na verdade não, nosso país possui uma forma de distribuição irregular, o que ocasiona uma heterogeneidade nesse processo. Além dessa forma desigual, há fatores que ameaçam esse recurso dentre eles podemos citar:
-Agropecuária:  Uma pessoa adulta tende a consumir cerca de 4 litros de água por dia, mas para produzir alimentos para o nosso dia-a-dia é necessário de 2 a 5 mil litros de água, levando em consideração que o Brasil é um dos maiores exportadores de Soja, mas nessa transição também exportados água, pois um grão do mesmo é composto por 70% de água.
-Indústrias: Nas indústrias o uso da água é ocupado através da geração de energia e aplicação nos produtos,porém, não devemos deixar de lembrar que além de grande utilização essas mesmas empresas causam danos ao jogarem resíduos de produtos químicos em rios e córregos.
-Urbanização:  Nesse processo todos nós cidadãos usufruímos muitas vezes da água de forma exagerada, seja lavando carros, calçadas entre outras. Esses pequenos atos do nosso cotidiano para muitas pessoas não fará com que a água no nosso local acabe, mas se juntarmos todos esses 3 fatores poderemos ver que uma grande quantidade de água diariamente é mal ocupada causando em alguns estados o racionamento.

No entanto, a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou novos estudos sobre recursos hídricos no Brasil no ano de 2010 o qual tinha por objetivo destacar:
°No ano de 2010, 19% decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública;
°1084 enchentes ou estiagem;
°563 municípios Registraram chuva acima da média histórica, tendo os estados mais atingidos SP, RJ, AL, PE, BA, PR, SC, RS;
°A estiagem atingiu 521 municípios do Semiárido e região Amazônica;
FONTE:  http://www.youtube.com/watch?v=K6UajCKFNWA

Para finalizar essa pesquisa, um bom exemplo será o uso das hidrelétricas do Brasil, ao qual nos últimos 70 anos mantiveram vínculos ao desenvolvimento da infra estrutura hidráulica para a geração de energia. Porém destacam-se desafios em conseqüências de seus impactos sociais, e como assunto principal uma grande mudança no mapa do Brasil com o aumento de hidrelétricas sendo criados em vários lugares, os mesmos tendem a desaparecer ficando submersos.
Através da pesquisa realizada pude notar que com a criação de Hidrelétricas, o governo vem visando apenas o lucro, não se importando com as famílias indígenas que moram em regiões de possíveis áreas de construção, o que eles apenas querem é expandir sua produção gerando lucros, posso citar como exemplo a palestra dada pelo professor Clayton onde ele citou um trecho  onde dizia :
 ‘’  O capitalismo não deixa um povo imune, seja o povo quase extinto ele tenta lucrar em cima disso.Trazendo pessoas para verem o último Índio sobrevivente daquela região...’’ 



Por: Gabriel Franco
Fontes: 
http://www.abrh.org.br/SGCv3/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUmEAE/a-agua-na-pecuaria
http://www.eumed.net/libros-gratis/2008c/447/USO%20EFICIENTE%20DA%20AGUA%20NA%20INDUSTRIA.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_integrada_de_recursos_h%C3%ADdricos_no_Brasil

Um comentário:

  1. Bom texto, Gabriel. Talvez pudesse ter explorado um pouco mais a questão da gestão ambiental envolvida nessa questão, mas tá valendo! Só uma pequena observação: vc diz que um ser humano consome 4 litros de água por dia, mas se você considerar a "pegada hídrica", ou seja, a quantidade de água envolvida na produção de todas as coisas que consumimos, esta cifra sobre para alguns milhares. Há um material bem interessante sobre isso em http://www.redevale.ita.br/swf/programacao.asp

    ResponderExcluir