3 de nov. de 2012

AVALIAÇÃO GERAL DAS POSTAGENS SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS NO CAMPO

Como regra geral, a maior parte das postagens ficou dentro daquilo que era esperado, ou seja, discutiram de forma clara um tema escolhido dentro da temática da semana, oferecendo  alguns subsídios derivados da pesquisa, se posicionando sobre o assunto e sugerindo leituras ou filmes/documentários que possam ampliar o horizonte do debate.

Muitas das postagens ainda continuam com problemas de falta de revisão do texto; se as pessoas que cometem tal erro tivessem a preocupação de fazer uma lida pausada antes de postar, ou mesmo pedir para alguém ler antes de publicar, veriam que faltam algumas palavras de ligação ou então que são cometidos erros de concordância que espero que possam ir desaparecendo com as próximas postagens. Talvez ajude se vocês escreverem a postagem em word antes de publicar, e só copiarem para o blog quando estiver tudo OK!

O uso de figuras é sempre desejável, desde que as figuras tenham ligação com o texto; gráficos, por exemplo, precisam ter um título para dizer do que se tratam e precisam ser discutidos no texto para que não fiquem "soltos" na postagem. No caso de charges ou figuras ilustrativas, não precisam ser chamadas no texto, mas elas precisam estar no contexto do que se está falando, além de obrigatoriamente conterem fonte.

Quando vocês consultarem algum documento (artigo, tese, site, jornal, etc.) e forem colocar a referência ao final, lembrem-se que a referência não é só o link para acessar o documento. Há uma forma de fazer a referência de documentos digitais, que vocês seguramente aprenderam na disciplina de Metodologia, e precisam colocar em prática aqui!

As notas das duas primeiras postagens serão enviadas para o e-mail!

Para a próxima semana:

Na próxima aula, trataremos de "Sistemas de Gestão Ambiental" (SGA), ou seja, o conjunto articulado dos processos de gestão ambiental que o poder público e as empresas utilizam para buscar melhorar seu padrão de uso de recursos e de produção de degradação. Há uma enorme variedade de SGA entre diferentes empresas e diferentes países do mundo. Procurem explorar isso nas suas postagens. Lembrando que o prazo preferencial é até o dia 05 de noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário