27 de nov. de 2012

Conservacionismo e SNUC


   No passar dos anos no sistema capitalista como já podemos notar onde ele é o grande mal para o meio ambiente, principalmente pós II guerra Mundial onde começa uma política de que os países devem se industrializar para poderem sair da pobreza, porém o que acontece que essa industrialização principalmente nos países subdesenvolvido onde eles não tendo um tempo para sua organização e um planejamento, somente querendo sair da miséria fazem com que empresas, e as pessoas que saem do campo para trabalhar nessas indústrias acabam por se instalar em lugares que são precários, em beiras de rios onde causam enormes poluições, em morros acabando com a vegetação do local. Com o agravamento da poluição atmosférica e rios, onde um desmatamento e queimadas se tornam ingredientes terríveis ao meio ambiente começa a ser criadas leis, decretos, esses principalmente ocasionados pela ideia de alguns cientistas, e estudiosos.
    Um desses estudiosos seria um engenheiro Florestal alemão “Gifford Pinchot”, onde ele é pensador de uma ideia e cria um movimento chamado conservacionismo, onde segundo mesmo Gifford Pinchot da o seguinte conceito ao conservacionismo. “Que a conservação deveria basear-se na prevenção de desperdícios e o uso dos recursos naturais para beneficio da maioria dos cidadãos, incluindo as gerações futuras”.  Seria uma ideia de que o ser humano deve saber utilizar a natureza sem prejudicar as futuras gerações, sempre conservando os recursos naturais, porém o que acontece em todos locais é o contrario, sendo as pessoas querendo um lucro imediato sem se preocupar com o futuro, por isso a partir da década de 70, foram criadas algumas entidades como Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN) onde ela tem seu principal dever é a implantação de áreas reservadas de proteção à natureza.
   Após muitos anos de luta de movimentos ambientalistas em 18 de julho de 2000 institui o SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, onde um de seus objetivos específicos seria a conservação da natureza tendo o uso de seus recursos utilizados de forma indireta, ou seja, ocupar sem degradar a natureza. Com isso surge reserva legais de conservação, onde essa atividade está crescendo bastante no Brasil sendo assim uma forma de manter as florestas de pé, sem contar que essas áreas trazem grande lucratividade tanto para sociedade como para o meio ambiente, com isso o Brasil vem conseguindo diminuir os efeitos dos desmatamentos e poluição, tanto que o Brasil tendo umas das maiores Biodiversidade do planeta aonde vinha tendo um extermínio dessas biodiversidades, sendo que a partir da criação dessas áreas teve uma redução dessa perda. O ganho social deve ser considerado, pois a cidade e região que possui dessas reservas, aumenta muito o turismo do local gerando empregos, e uma qualidade de vida considerável.
http://www.aultimaarcadenoe.com.br/mapa-das-ucs-do-brasil-ibge/
   
   Como podemos perceber no mapa ao lado existem parques nacionais, reservas biológicas nacionais, parques estaduais, reservas biológicas estaduais, parques ecológicos estaduais e parques florestas estaduais, e segundo site Brasil escola o país possui 728 reservas onde seus intuitos seria a preservação da natureza, isso graças ao SNUC.
   Assim o Brasil está se conscientizando da importância da natureza mas o que podemos perceber ainda que é falta de fiscalização, e uma campanha mais elaborada para conscientização das pessoas, pois chega ser lamentável pessoas precisarem pagar para entrar em parques onde se tivesse uma conscientização estaria esse parque ali todos dias não sendo uma atividade capitalista.
   Referencias Bibliográficas 
Postado por: Cleiton Luis Froelich 




Um comentário:

  1. Tua problematização está interessantes, mas o texto apresenta muita dificuldade para a leitura,porque há uma falta de concordância em muitas frases, e parágrafos muito longos.
    As referências bibliográficas que você citou (e não as citou dentro das normas), são bem qualificadas, mas lendo o texto, o leitor tem dificuldade de reconhecer aquelas referências no teu texto. A idéia está show, mas precisamos melhorar bastante o formato!

    ResponderExcluir