8 de nov. de 2012

Sistema de gestão ambiental



O termo sustentabilidade, e que atualmente a cada dia vem ganhando mais e mais destaque, não escapa de um único discurso de um político ou de grandes empresas. Teve grande efeito em empresas que buscam diminuir impactos ambientais e melhorar sua convivência com o meio ambiente.
Assim dando origem ao Sistema de gestão ambiental, que tens como objetivo; através de uma organização, ter um controle sobre possíveis impactos ambientais e ao mesmo tempo diminuído sua degradação ambiental e buscando conviver em harmonia com o meio ambiente.  
O SGA (Sistema de gestão ambiental) atualmente é muito visado por grandes empresas, devida a grande importância em preservar o meio ambiente.  As empresas buscam a implantação do SGA, devido aos benefícios que eles podem trazer e ao mesmo tempo ter uma “boa” imagem frente à sociedade, como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente.
Alguns benefícios que o SGA tem como metas trazer para organizações que venham a implantá-lo são: diminuir impactos ambientais, economia no uso de recursos energéticos e matéria prima, aumentar a conscientização dos empregados em relação ao meio ambiente, melhoria da imagem da empresa.

Para exemplificar melhor a pratica do SGA, analisemos a implantação feita pela empresa Ambev. Em seu site, é relatado quê, “O Sistema de Gestão Ambiental da Ambev segue o Princípio da Precaução”, o que isso significa? Segundo a ONU que não importa mesmo que comprovado cientificadamente que não tem risco, deve-se ter preocupação com o ambiente a saúde humana.
            A Ambev tem três sistemas de organização, “(1) redução da captação de água e do consumo de energia, (2) aumento do índice de reciclagem dos resíduos e (3) diminuição na emissão de poluentes”. Para ocorrer com eficiência cada sistema, a Embev conta com um gerente de meio ambiente em cada empresa.
            Para comprovar a veracidade funcional do SGA, é disponibilizados dados pela empresa. “Entre 2002 e 2009, a Ambev reduziu em 27,2% o índice geral de utilização de água para produção de bebidas. Nos últimos 10 anos, o índice de consumo de água caiu mais de 33%. Entre 2010 e 2011, o volume de água economizado nas unidades seria suficiente para abastecer por um mês cerca de 580 mil pessoas, mais do que população de Florianópolis (SC).”.
            É salientado que, houve a substituição de fontes de energia não renováveis por renováveis, e devido a esse procedimento também ocorreu uma diminuição de emição de CO2 para a atmosfera.
            A utilização SGA, tem como meta melhorar a política de convivência de empresas com o meio ambiente, diminuir redução de dano ambientas, buscamos um futuro que possamos viver em harmonia com a natureza. A relação homem e meio ambiente necessita encontrar um equilibro para manter uma coexistência a longo prazo sem causar a extinção de nenhuma delas.

Vídeo "O gerente da fábrica da Ambev em Jacareí (SP), Luis Fernando Alan de Mello, explica o sistema de cogeração de energia e suas vantagens para o meio ambiente".:  http://www.youtube.com/watch?v=yrBVSkAG_fk 



Fontes: http://www.ambev.com.br/pt-br/valores-ambientais/gestao-ambiental/sistema-de-gestao-ambiental-da-ambev

http://www.rcc.gov.pt/SiteCollectionDocuments/SistemasGest%C3%A3oAmbiental.pdf 

Nome: Gustavo Herrmann

Um comentário:

  1. Tua postagem está bastante interessante. Parabéns pela pesquisa do vídeo! Nas próximas postagens, cuide mais a concordância do texto e procure colocar de forma mais clara qual é sua opinião acerca das informações que está trazendo.

    ResponderExcluir