9 de dez. de 2010

Implantação e resultados da Agenda 21 Cidade de Granada – Espanha

    Sabemos que a AGENDA 21 é fruto de uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro – Brasil no ano de 1992, chamada de Eco – 92 ou Rio – 92. Este documento se refere a importância de cada pais obter um desenvolvimento sustentável, sendo este de diversas formas, porém sempre pensando em desenvolver sem que haja um esgotamento de recursos para as gerações futuras.
Na Cidade de Granada – Espanha, a implantação desta Agenda 21 ocorreu no ano de 1999, sendo iniciada a cargo da Delegação do Meio Ambiente, Saúde e Consumo da Cidade de Granada. Esta implantação se deu primeiramente pela implantação de um Diagnóstico Ambiental do Município, sendo este diagnóstico fruto de um estudo ente a Cidade e a Universidade de Granada. Os resultados deste diagnóstico foram publicados no ano de 2000, onde então, foram estipulados dez temas para iniciar o trabalho, sendo apresentados aqui dois exemplos:
“Implicações sociais no processo de sustentabilidade: O processo para conseguir a sustentabilidade deve ser assumido por todos os habitantes da cidade (cidadãos, empresas, meios de comunicação, etc.), incentivando a participação social, o civismo e os modelos de comportamento respeitosos com o meio em que se vive.
Naturalização do município: fazer com que a cidade reconheça a sua vinculação com os sistemas naturais de sua volta e em seu modelo de desenvolvimento urbano.”
Foram criadas também na região da cidade de Granada, Agendas 21 Locais, com o objetivo de tornar menor e mais próximo o foco de estudo. Como motivo principal de escolha para esta área de estudo, foi o fato da Agenda 21 desta cidade estar sendo executada de modo positivo, chegando a servir de exemplo a outras regiões da Europa e até de outros Continentes. Existem vários motivos pelo qual esta Cidade está de destacando quanto a Agenda 21, sendo os principais pelo fato de que nesta região da Espanha, como já foi citado, cada região tem uma Agenda 21 diferente e nesta região de Granada, para ser efetuado o tão comentado Desenvolvimento Sustentável, é liberado a cada região a adequar as melhores formas deste desenvolvimento, ou seja, cada região é responsável, da melhor forma que encontrar, para a implantação de sua Agenda 21. Outro fator muito importante de ressaltar, é a união entre a Cidade, a Fundação de Educação de Granada e a Universidade de Granada, onde foi implantada uma Agenda 21 Escolar, no ano de 2005, no qual esses três órgãos realizam projetos de educação ambiental com crianças, pois para haver esta evolução no desenvolvimento sustentável da cidade, houve primeiramente uma reeducação na população, e isso vem se mantendo nas escolas devido a estes projetos, sendo realizadas também Jornadas de Agenda 21 Escolar nesta cidade, fazendo com que haja a participação de jovens neste processo.
Dentre os processos da Agenda 21 Local de Granada, como já foi citado, um dos pontos muito importantes é a flexibilidade deste programa, porém, é importante ressaltar que são necessárias algumas etapas básicas, como exemplo pode ser citada a Participação da Administração Pública no processo (descrevendo a hora de iniciar o processo de desenvolvimento sustentável), a geração de um órgão de discussão sobre os assuntos referentes a este, etc.
Em breves palavras, é assim que se descreve a Implantação da Agenda 21 na Cidade de Granada – Espanha, sendo os resultados muito positivos, pois como podemos ver, o processo implantado nesta cidade está servindo de exemplo para diversas outras em várias regiões da Europa, mostrando assim que há possibilidade de haver desenvolvimento juntamente com um pensamento de preservação do meio ambiente em que vivemos.

REFERÊNCIAS:

http://granada.org/inet/agenda21.nsf (acessado em 5/12/2010)

Lucas Jardim Pettine

Um comentário:

  1. Parabéns Lucas,
    fico extremamente satisfeito de poder ler um texto honesto, sem cópias e que apresenta um claro esforço de tentativa de síntese. Parabéns também pela escolha de uma Agenda que foi coordenada por um geógrafo (e nossa visão integrada é uma parte da explicação do sucesso, tenho certeza), professor da Universidade de Granada e que já esteve em Santa Maria conosco. Teu único pecado na postagem foi não ter incorporado um pouco mais da riqueza de informações que o site fornece.

    ResponderExcluir