A Agenda 21 se destaca como o mais importante compromisso sócio-ambiental em pró da sustentabilidade firmado no RIO-92. Depois de assinado esse documento a preocupação com a sustentabilidade e as políticas publicas nas mais diversas esferas desde o global até o local. Nas cidades Brasileiras a agenda 21 foi desenvolvida primeiramente em Joinville foi uma das primeiras cidades do país a implantar a sua própria agenda 21 local. Após essa iniciativa o estado Santa Catarina também desenvolveu sua agenda 21, o estado é um dos pioneiros nas perspectivas de preocupação ambiental. No dia 02 de abril de 1998 foi entregue à população joinvilense a Agenda 21 Municipal, onde consta a proposição de adotar as bacias hidrográficas como unidades físico-territoriais de planejamento para todas as atividades concernentes a vida humana.Para a elaboração da agenda 21 foi formada Comissão de 34 entidades representando diversos segmentos sociais, como entidades governamentais federais, estaduais e municipais, do setor educacional, empresarial, e ONGs. Foram cridos seminários para o desenvolvimento comissões abertas a discussão com a comunidade e mobilizando e subsidiando a comunidade local com informações e os ouvindo sobre o que eles identificavam como problemas e soluções que iram para o documento.Os trabalhos dessas comissões resultaram em dois documentos um de circulação ampla de linguajar simples de fácil entendimento para qualquer um , a Agenda Propriamente dita e outro com circulação fechada, mais restrita os relatórios produzidos pelas comissões. A agenda de Joinville foi desenvolvida em quinze capítulos contendo a caracterização geral do município, sob os pontos de vista geo-ambientais, sócio-econômicos, legais e administrativos. Cada capítulo contém uma introdução e os programas com objetivos e atividades previstas referentes às respectivas áreas.
Fonte: O JOINVILLENSE de abril de 2010
Entretanto com o passar do tempo a cidade de Joinville esta perdendo sua preocupação com a agenda 21, que esta sendo deixada de lado, segundo o jornal O JOINVILLENSE de abril de 2010, trás uma reportagem de capa abordando o tema nos remetendo a situação de descaso que estava ocorrendo, sendo que falta de políticas públicas adequadas, fiscalização mais rigorosa e de investimentos na educação ambiental formam uma sociedade descomprometida com o meio ambiente. Visão muito diferente da apresentada a anos atrás quando a cidade foi pioneira desta políticas de comprometimento ambiental.Mas Também já temos informações que a prefeitura esta se articulando para desenvolver novamente a consciência ambiental municipal e para a educação ambiental tanto que foi a primeira cidade do país a criar uma comissão permanente de educação ambiental, com a finalidade de funcionar como um fórum permanente para discussão e avaliação da política e do programa municipal de educação ambiental.As principais competências desta comissão são Consolidar as políticas públicas voltadas à educação ambiental, apoiando tecnicamente as atividades a ela relacionadas.mplementar a Política Estadual, Nacional e Municipal de Educação Ambiental e a geração de Diretrizes Municipais de Educação Ambiental.
REFERENCIAS
Por: LUCAS PALMEIRA
REFERENCIAS
http://www.institutoaqualung.com.br/info_iniciativas50.html Acessado em :05/12/2010
AGENDA 21 - ESTÁGIO DO COMPROMISSO BRASILEIRO PARA O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental Acessado em: http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/saneab/vii-014.pdf 06/12/2010
Jornal o Joinvillense Acessado em http://www.bureau.com.br/ojoinvilense36.pdf
06/12/2010
http://www.cubataojoinville.org.br/index.php Acessado em 05/12/2010
Por: LUCAS PALMEIRA
Lucas,
ResponderExcluirtua postagem está interessante, mas falta um pouco mais de informações sobre o conteúdo em si da Agenda de Joinvile (problemas identificados, prioridades, plano de ação...). Além disso, a formatação da postagem poderia ser um pouco mais atrativa ao leitor. A foto que você colocou sem uma legenda adequada, ficou meio "solta" dentro do texto.
Lucas Palmeira, muito interessante sua postagem, aborda um ótimo assunto.
ResponderExcluirPor acaso você tem noticia de como está a implementação da Agenda 21-Joinville nos últimos anos?