7 de dez. de 2010

Descaso e abandono: a situação da Agenda 21 de Joinville e novas perspectivas


A  Agenda 21 se destaca como o mais importante compromisso sócio-ambiental em pró da sustentabilidade firmado no RIO-92. Depois de assinado esse documento a preocupação com a sustentabilidade e as políticas publicas nas  mais diversas esferas desde o global até o local. Nas cidades Brasileiras a  agenda 21 foi desenvolvida  primeiramente em Joinville foi uma das primeiras cidades do país  a  implantar a sua própria  agenda 21 local. Após essa iniciativa o estado  Santa Catarina também desenvolveu sua agenda 21, o estado é um dos pioneiros nas perspectivas de preocupação ambiental. No dia 02 de abril de 1998 foi entregue à população joinvilense a Agenda 21 Municipal, onde consta a proposição de adotar as bacias hidrográficas como unidades físico-territoriais de planejamento para todas as atividades concernentes a vida humana.Para  a elaboração da agenda 21 foi formada Comissão de 34 entidades representando diversos segmentos sociais, como entidades governamentais federais, estaduais e municipais, do setor educacional, empresarial, e ONGs. Foram cridos seminários para o desenvolvimento comissões abertas a discussão com a comunidade e mobilizando e subsidiando a comunidade local com informações e  os  ouvindo sobre o que eles  identificavam como  problemas e soluções  que iram para o documento.Os  trabalhos  dessas  comissões  resultaram em dois  documentos  um de circulação ampla de  linguajar simples  de  fácil entendimento para  qualquer  um , a  Agenda Propriamente  dita e outro com circulação fechada, mais restrita os relatórios  produzidos pelas comissões. A  agenda de Joinville foi desenvolvida em quinze capítulos contendo a caracterização geral do município, sob os pontos de vista geo-ambientais, sócio-econômicos, legais e administrativos. Cada capítulo contém uma introdução e os programas com objetivos e atividades previstas referentes às respectivas áreas.
Fonte: O JOINVILLENSE de abril de 2010
Entretanto com o passar  do tempo a  cidade de  Joinville esta  perdendo sua  preocupação com a agenda 21, que  esta  sendo deixada  de  lado, segundo o jornal O JOINVILLENSE de abril de 2010, trás uma reportagem de  capa  abordando o tema  nos remetendo a situação de descaso que  estava ocorrendo, sendo que falta de políticas públicas adequadas, fiscalização mais rigorosa e de investimentos na educação ambiental formam uma sociedade descomprometida com o meio ambiente. Visão muito diferente da  apresentada  a anos  atrás quando a cidade  foi  pioneira desta políticas de  comprometimento ambiental.Mas Também já temos  informações que  a  prefeitura esta se articulando para desenvolver novamente  a consciência  ambiental municipal e  para  a  educação ambiental tanto que  foi a  primeira cidade do país a criar uma comissão permanente de educação ambiental, com a  finalidade de  funcionar  como  um  fórum permanente  para  discussão e avaliação da política e do programa municipal de educação ambiental.As principais competências desta  comissão são Consolidar as políticas públicas voltadas à educação ambiental, apoiando tecnicamente as atividades a ela relacionadas.mplementar a Política Estadual, Nacional e Municipal de Educação Ambiental e a geração de Diretrizes Municipais de Educação Ambiental.
REFERENCIAS


AGENDA 21 - ESTÁGIO DO COMPROMISSO BRASILEIRO PARA O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PAÍS XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental Acessado em: http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/saneab/vii-014.pdf  06/12/2010

Jornal o Joinvillense Acessado em http://www.bureau.com.br/ojoinvilense36.pdf
  06/12/2010



Por: LUCAS PALMEIRA


2 comentários:

  1. Lucas,
    tua postagem está interessante, mas falta um pouco mais de informações sobre o conteúdo em si da Agenda de Joinvile (problemas identificados, prioridades, plano de ação...). Além disso, a formatação da postagem poderia ser um pouco mais atrativa ao leitor. A foto que você colocou sem uma legenda adequada, ficou meio "solta" dentro do texto.

    ResponderExcluir
  2. Lucas Palmeira, muito interessante sua postagem, aborda um ótimo assunto.
    Por acaso você tem noticia de como está a implementação da Agenda 21-Joinville nos últimos anos?

    ResponderExcluir