8 de dez. de 2010

AGENDA 21 DE CUBATÃO-SP


COMO FOI ELABORADA A AGENDA 21 DE CUBATÃO:

Foi elaborada através da iniciativa das empresas do Pólo Industrial de Cubatão, representadas pelo Centro de Integração e Desenvolvimento da Baixada Santista (Cide), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Cubatão) e Departamento de Ação Regional da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Depar-Fiesp).  O objetivo foi de contribuir com o desenvolvimento sustentável do município, foi feita então uma parceria com a prefeitura e a câmara municipal e deu-se inicio a uma mobilização de toda a cidade para a elaboração da Agenda 21 de Cubatão.
A Agenda 21 de Cubatão foi organizada com a criação dos seguintes órgãos: Conselho da cidade, Conselho consultivo, Secretaria executiva, Coordenadores temáticos e grupos de trabalho que organizaram seminários temáticos para as pessoas interessadas.
A metodologia aplicada conforme recomendação do Ministério do Meio Ambiente para a Agenda 21 foi feita através das seguintes perguntas: Como está Cubatão?(diagnóstico), para onde vai Cubatão?(cenários), qual a Cubatão que sonhamos?(visão) e que fazer com Cubatão?(plano). O processo desenvolveu-se em 03 fases: 1ª Organização, 2ª Diagnóstico, 3ª Cenários, visão, estratégias, ações e projetos.

OBJETIVOS: A Agenda 21 vem sendo discutida e elaborada desde maio de 2005 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do município, incluindo as questões sociais, econômicas e ambientais.

RESULTADOS IMEDIATOS: durante a elaboração do plano observou-se que conforme os problemas iam surgindo e os projetos sugeridos como forma de solução, de imediato eram tomadas providências de implantar esses projetos. Outro beneficio observado foi o desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento da democracia, pois o processo foi apartidário e aberto a todos. Foi gratificante para todos os envolvidos observar que a Agenda 21 de Cubatão já estava sendo implementada durante a sua própria elaboração.
O Resultado de todo esse trabalho está no livro Cubatão 2020, A cidade que queremos – Agenda 21, que possui 282 projetos de questões diferentes, que vão desde a educação até a segurança pública.


Você poderá obter mais informações sobre a Agenda 21 de Cubatão no site: http://www.novomilenio.inf.br/cubatão/ag21b.htm

OBSERVAÇÕES: O que se pode observar com evidencia na criação da Agenda 21 de Cubatão foram à grande participação dos mais variados órgãos da cidade e a mobilização da população em massa de Cubatão o que colaborou muito com o andamento da Agenda 21, no sentido de promover o desenvolvimento sustentável do município em todos os aspectos, mostrando assim que a Agenda 21 deve ser implantada em todos os municípios do país. Que Cubatão sirva como referência, que outros municípios também cumpram com o dever de implantarem a Agenda 21 e possuírem também um desenvolvimento sustentável.



Um comentário:

  1. Márcia,
    diante da riqueza de informações que a página da Agenda de Cubatão oferece, teu poder de síntese deixou a desejar. Além disso, boa parte do teu texto é um "rearranjo" do texto da Agenda de Cubatão. Ainda assim, a seqüência que vc escolheu para a tua postagem, está bem legal!

    ResponderExcluir