9 de dez. de 2010

Agenda 21 da Bacia Hidrográfica do Pirapama

  A bacia hidrográfica do rio Pirapama está localizada na parte sul do Estado de Pernambuco, mais precisamente nas coordenadas 8° 2  de latitude Sul e 35°00 longitude Oeste.

  Em 1988 foi instituído o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Pirapama, sendo a primeira experiência de Agenda 21 Local desenvolvida para uma bacia hidrográfica a partir da iniciativa do próprio Comitê.

  O Comitê da Bacia Hidrográfica do Pirapama, composto por 32 membros, sendo metade representantes da sociedade civil e metade de órgãos do governo local e estadual é o Fórum da Agenda 21 Pirapama.
  Essa possui 4 estratégias:
  • melhoria da qualidade de vida;
  • fortalecimento da gestão ambiental;
  • melhoria do meio ambiente natural;
  • controle do uso da água na bacia do rio Pirapama.
  Dez programas e quarenta e quatro projetos compõem essas quatro estratégias e sugerem desde medidas e ações á meios de implementação.

  A experiência pioneira do Comitê e da Agenda 21 na bacia do Pirapama tem levado a uma mudança comportamental dos órgãos e instituições. Nesse sentido, várias ações já foram iniciadas e se encontram em execução.

  Resultados positivos já foram notados em termos de conscientização da sociedade civil, dos poderes públicos e das instituições, já que visam os memso objetivos de sustentabilidade das ações e do estabelecimento de parcerias com o setor industrial e com organizações não governamentais.

Com isso, devem ser mantidos os projetos de desenvolvimento sustentável na região da Bacia, aliados com a preservação e recuperação do ambiente natural local, juntamente com uma parceria entre governo e comunidade, proporcionando educação ambiental a todos e uma melhoria na qualidade de vida dessa população, obtendo assim, uma maior conscientização e apoio para dar continuidade e otimizar as estratégias da Agenda 21 da Bacia Hidrográfica do rio Pirapama.

  Para maiores interessados, uma dissertação de mestrado sobre a avaliação da Agenda 21 da Bacia Hidrográfica do rio Pirapama, no ano de 2003.

Adriano Marafiga


  Referências:

http://www.agenda21local.com.br/nap3m.htm

 


Um comentário:

  1. Adriano,
    com toda uma dissertação para dar suporte ao teu comentário, você ficou restrito quase que exclusivamente ao site agenda21local ? Tua postagem poderia ser bem mais rica do que é, além do quê você copia parágrafos inteiros sem colocar aspas ou dar crédito aos autores do original. Colocar como "referência" não é a mesma coisa que dar o crédito da elaboração do texto ao autor.

    ResponderExcluir