9 de dez. de 2010

A Agenda 21 de Nova Friburgo - RJ

A cidade de Nova Friburgo está localizada no Centro-Norte do Estado do Rio de Janeiro, à cerca de 135 km da capital do estado.
No ano de 2003 o processo de construção da Agenda 21 Local iniciou-se na cidade, com atuação direta do COMMAM (Câmara Técnica do Conselho de Meio Ambiente). No mês de Dezembro de 2003 o edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente venceu, mas a primeira parcela do convenio só foi depositada em 2005 e as atividades começaram pouco tempo depois.

Durante os seus três anos de execução, a construção da Agenda 21 contou com a participação de todos os segmentos da sociedade, além da presença em cursos, palestras e seminários. Foram produzidos três Planos de Ação das bacias hidrográficas, o que envolveu 17 localidades. Antes do lançamento do relatório completo, diversas ações nele propostas foram levadas adiante pelos grupos de trabalho criados no processo. Entre elas estão a formatação da ONG UniFlora (Universidade Livre da Floresta Atlântica), o Cine 21 e a oficina de elaboração de projetos. 
No último mês de 2007, Comperj já aprovado, a sua Caravana parou em Nova Friburgo para mobilizar a população e explicar os passos da criação de uma nova Agenda 21, desta vez com as premissas do pólo petroquímico. No decorrer de seis meses, entre janeiro e junho da temporada seguinte, os setores Público, Privado, Sociedade Civil Organizada e Comunidade se reuniram separadamente para levantar a Percepção Social (LPS) acerca dos problemas e oportunidades com o advento do empreendimento. No meio deste período, em março, o município lançou o “Plano de Ação das Bacias Hidrográficas – Documento Base da Agenda 21 Local de Nova Friburgo”. 
Até julho, os núcleos se juntaram novamente em três oficinas para avaliar propostas, visão e vocação do município. Foi criado o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) setorial, que durante a Fase Municipal se transformou em apenas um. Além disso, também houve a eleição dos representantes do Fórum.
Os Fóruns da Agenda 21 Local normalmente seguem uma estrutura básica, segundo a qual são divididas as responsabilidades e atribuições de seus membros: Nível estratégico, Nível tático e Nível operacional.
Atualmente, o Fórum tem como principal iniciativa a ONG IES Brasil (Instituto de Educação Socioambiental Brasileiro), atividade promovida pela coordenação do Fórum, que visa trabalhar a captação de recursos aproveitando os projetos propiciados pela Agenda 21. A IES Brasil já fechou parceria com a ELETROBRÁS - FURNAS Centrais Elétricas.

Com este texto podemos perceber que a agenda 21 de Nova Friburgo é atuante e importante para o meio onde se insere. Trazendo uma conscientização ecológica para os habitantes. Fez-se um estudo dos problemas sócio-ambientais, visando um desenvolvimento sustentável para o município.

Valquiria Conti

Referencias:
http://www.comperjagenda21.com.br/municipios/nova-friburgo/agenda-21-local/construcao    
http://www.agenda21nf.org.br/

Um comentário:

  1. Valquíria,
    ou muito me engano, ou o que tem de teu na tua postagem é o primeiro e o último parágrafo? É uma pena, por que a página da Agenda de Nova Friburgo traz uma riqueza enorme de informações, que você poderia ter lido, analisado e produzido uma síntese tua, ao invés de gastar tempo copiando e colando.

    ResponderExcluir