8 de dez. de 2010

Agenda 21 em Várzea Grande-MT


A Agenda 21 é um programa de ações baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a tentativa de promover o desenvolvimento conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.  
A Agenda 21 brasileira tem como sugestão a criação de Agendas 21 locais, com a participação da sociedade. Assim cada cidade deve construir sua Agenda 21de acordo com suas situações e condições. 

Agenda 21 em Várzea Grande-MT


O município de Várzea Grande em acordo com os ideais das cidades sustentáveis, vê na criação da Agenda 21, a possibilidade de construir da forma participativa projetos que atendam a população. Sendo assim a prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Agricultura, afirma convenio com o governo federal por meio do Ministério do Meio Ambiente a construção da Agenda 21: Várzea Grande, Desenvolvimento com Sustentabilidade.
Várzea Grande é o primeiro município do Centro-Oeste do Brasil a possuir plano de desenvolvimento sustentável feito de acordo com a agenda 21.
O plano propõe um modelo de desenvolvimento sustentável, quanto ao manejo dos recursos naturais e preservação da biodiversidade. Este modelo foi discutido com a sociedade, busca ser justo com relações econômicas com os municípios vizinhos.
A Agenda 21 em Várzea Grande tem a fiscalização e participação da sociedade, que objetiva desenvolver políticas públicas com sustentabilidade local.
Sobre o diagnostico participativo que definiu o plano;
O plano de desenvolvimento sustentável foi construído através do diagnóstico participativo, sendo que o município é dividido em 10 regiões 6 urbanas e 4 rurais, baseados em descorçoes com a comunidade e orientados pelo Ministério do Meio Ambiente, foram utilizados eixos temáticos como; gestão dos recursos naturais, economia, modelo de  produção rural e urbano, integração regional, redução das desigualdades sociais.
A Agenda 21 considera outras questões estratégicas como à geração de emprego e de renda; a diminuição das desigualdades regionais renda; às mudanças nos padrões de produção e consumo; à construção de cidades sustentáveis; à adoção de novos modelos e instrumentos de gestão. Portanto a Agenda 21 é mais do que um documento pode ser considerada um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de o País, Município e planeja o futuro de forma sustentável.

Referencias: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/portal/prefeitura. php



Postado por: Lidiane Caneppelle 

Um comentário:

  1. Lidiane,
    com a riqueza de informações que a publicação da Agenda 21 de Várzea Grande fornece, você deveria ter sido um pouco menos genérica na tua postagem; mas, de qualquer forma, está legal!

    ResponderExcluir