8 de dez. de 2010

Agenda 21 da cidade de Itaboraí/RJ

A preocupação com a conservação do meio ambiente, fez com que moradores do município de Itaboraí/RS, após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento/RIO 92, começassem a aprofundar mais os estudos sobre este tema.
A partir do ano de 2002, lideranças das comunidades estavam organizadas para a construção da Agenda 21 Local e iniciou-se a elaboração do projeto A Comunidade Construindo sua Agenda. Foram realizadas então 6 oficinas setoriais e 2 oficinas intersetoriais, onde os objetivos foram: a consolidação do diagnostico perceptivo da realidade de Itaboraí e a consolidação do planejamento local para o desenvolvimento sustentável do município.
A Petrobras segue os princípios deste planejamento. Através da Comperj, se relaciona com a sociedade de 15 municípios da área de influencia do Complexo Petroquímico, incluindo o município de Itaboraí.  E foi nesta cidade que foi introduzida o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA). Este projeto visa desenvolver a alfabetização de jovens e adultos, estimulando suas habilidades de escrita e leitura, incluindo o desenvolvimento de uma visão critica de sua realidade.
É através da educação que se tem uma interação social e cultural, construindo um conhecimento mais aprofundado sobre a dinâmica da sociedade, as conseqüências que a exploração dos recursos naturais de forma devastadora pode provocar em nosso meio ambiente.
A educação tem como objetivo a interação social e cultural, oportunizando as mais diversas formas de expressão e a construção do conhecimento. Este conhecimento deve ser o da realidade, onde o aluno poderá encaminhar suas ações e tomar atitudes conscientes em seu dia-a-dia. Este ensino ajuda os jovens e adultos a terem uma consciência sobre os problemas socioambientais na sociedade onde eles estão inseridos, tomar conta dos impactos que as ações humanas causam no meio.  O educando passa assim a reconhecer a necessidade de se conservar os recursos naturais e mobilizar seus familiares neste processo.
Os trabalhos desenvolvidos em escolas alcançam efeitos em escalas maiores. Com a conscientização do estudante jovem ou adulto, convencido da necessidade de boas idéias da sustentabilidade, influencia o grupo e toda a comunidade a fim de repensar melhor quais as atitudes que devem ser tomadas a fim de parar esta devastação desenfreada dos recursos naturais.
Para adquirir mais informações sobre este projeto acesse o link: http://www.agenda21comperj.com.br/municipios/itaborai

Postado por Fernanda Kerber

Um comentário:

  1. Fernanda,
    não dá para entender qual a ligação da Agenda 21 com o MOVA. Você deixou de abordar aspectos importantes da construção da Agenda de Itaboraí para falar de um projeto de alfabetização?

    ResponderExcluir