9 de dez. de 2010

AGENDA 21 DE PIRACICABA/SP


A agenda 21 foi principal resultado da ECO 92 (Conferência sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992), ele é um documento que estabelece a importância e o comprometimento de cada pais sobre os problemas ambientais que nos cercam, alem de trazer uma discussão para o cenário mundial de todos os problemas relacionados com a sustentabilidade e a biodiversidade.
            Portanto a agenda 21 foi um compromisso assumido por 179 países e diante disso alguns municípios brasileiros iniciaram o processo de elaboração de suas agendas 21 locais. A agenda 21 local tem como característica a de considerar as especificidades de cada municipio, ou seja, trata das relações no âmbito do local.
            Um dos municípios brasileiros que implantou a agenda 21 local foi Piracicaba/SP. Um municipio que segundo o censo 2010 possui 364.872 habitantes, sendo que destes cerca de 97% é urbano. Possui uma das maiores infra-estruturas do estado de São Paulo e do Brasil, e é considerado um pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola.
            Seu principal objetivo na elaboração da agenda 21 foi o de tornar-se uma cidade modelo de desenvolvimento sustentável para o Brasil e ser um excelente lugar para se viver, e o lema da sua agenda é “pense globalmente, aja localmente”.
            A elaboração da Agenda 21 é um motivo de orgulho para todo o Municipio e é um resultado de meses intensos de debates e discussões. Sua elaboração contou com a ajuda de vários seguimentos, desde intelectuais, professores universitários, técnicos, lideranças sociais e comunitárias, empresas e instituições privadas e a prefeitura de Piracicaba como grande executora dessa Agenda.
            Em relação ao meio ambiente a agenda 21 de Piracicaba tem como meta empenar-se ao máximo na ampliação das matas ciliares, alem do estabelecimento de regras para o uso dos recursos hídricos, a instalação de estações de tratamento de esgotos e a implantação de um aterro sanitário de referência nacional e principalmente de realizar uma educação socioambiental para toda sua população.
            Tambem foi elaborado neste documento uma Análise chamada FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) para três eixos. O primeiro eixo se refere à educação ambiental, o segundo aos recursos hídricos e o terceiro aos resíduos sólidos. Nessa análise como o próprio titulo diz são analisadas as forças, oportunidade, fraquezas e ameaças em relação ao municipio.
            Por fim na Agenda 21 de Piracicaba é feito um balanço das ações executadas e são elecandos alguns objetivos para 2015, todos referentes a oito macroprojetos.
  • Macroprojeto 1 - recuperar e garantir a qualidade e a quantidade das águas dos rios Piracicaba e Corumbataí e de seus afluentes.
  • Macroprojeto 2 - aprimorar a atuação do Poder Público Municipal nas questões ambientais.
  • Macroprojeto 3 - implementar política para resíduos sólidos.
  • Macroprojeto 4 - aumentar o índice de cobertura vegetal na área urbana e desenvolver o paisagismo.
  • Macroprojeto 5 - desenvolver a educação socioambiental.
  • Macroprojeto 6 - incentivar ações de reconhecimento de boas práticas socioambientais.
  • Macroprojeto 7 - melhorar a qualidade do ar.
  • Macroprojeto 8 - incentivar a geração de energia por fontes alternativas.
As informações mais detalhadas da Agenda 21 do município estão disponíveis no site do Projeto Piracicaba 2010 (http://www.piracicaba2010.com.br). Nele é possível conhecer um pouco mais do municipio, dos seus problemas, e suas possíveis soluções.

Por: Rosangela Dalla Corte

Um comentário:

  1. Parabéns Rosângela,
    teu texto está bastante objetivo e apresenta o assunto de forma clara. A formatação está boa, mas senti falta de alguma foto de Piracicaba ou mesmo um mapa de localização. De qualquer forma, está perfeitamente dentro do que esperávamos!

    ResponderExcluir