8 de dez. de 2010

Agenda 21 Cachoeiras de Macacu

                    A Petrobras em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com a Secretaria de Ambiente do Estado do Rio de janeiro forma o grupo gestor da Agenda 21 comperj. Que tem por finalidade instalar ou reorganizar agendas 21 em todos os 15 municípios de influência direta ou indireta do complexo petroquímico da Petrobras instalado na cidade de Itaboraí. A cidade de Cachoeiras de Macacu é uma dessas cidades que recebeu o apoio para a reformulação da agenda 21 local.  E um dos principais objetivos da Agenda 21 Comperj é contribuir para que o desenvolvimento local ocorra de maneira planejada e, principalmente, sustentável. Além das empresas que estarão diretamente envolvidas na construção do empreendimento, estudos da Fundação Getúlio Vargas indicam que nada menos que 720 empresas poderão se instalar na região até 2015. Esse foi um dos motivos que levou, segundo a Petrobras em seu site, a criação das agendas 21 locais, para ajudar no planejamento do crescimento do município pela influência da comperj.
                   Em 2003 se iniciou o processo de formação da agenda 21 em Cachoeiras de Macacu, a Petrobras chegou em dezembro de 2007 e os quatro poderes se mostraram reticentes quanto a participação da estatal, mas aos poucos com o passar das reuniões aceitaram o projeto [$]. Entre janeiro e maio, a Caravana conversou com representantes de todos os níveis da sociedade (Público, Privado, Terceiro Setor e Comunidade). Em pauta, explicações sobre o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e informações acerca do projeto de criação da Agenda 21, documento que serve como base para o desenvolvimento sustentável local. Além disso, este foi o momento usado para a percepção das lideranças de cada setor. O período entre abril e agosto foi dedicado ao Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS). Em três oficinas, os representantes dos setores se reuniram e determinaram as oportunidades e vocações individuais. Em uma quarta etapa, todos se reuniram na fase municipal para criar um Plano para a população local. Neste momento, todos os interesses e dúvidas foram levados em consideração, até que se chegou a um denominador comum. 
                   Entre as principais atividades está a participação da semana das águas de Macacu que está na sua 3ª edição, onde foi realizado um abraço simbólico ao rio Macacu o objetivo desse evento foi sensibilizar a sociedade cachoeirense para a importância da preservação e do cuidado do manancial hídrico, que dá nome a cidade e está bastante degradado. Em 2010 Cachoeiras deu mais um passo no projeto de despoluição do Rio Macacu com a visita de um representante da SEA/RJ e dois técnicos do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) nas áreas apontadas no projeto para a construção das Estações de Tratamento para avaliação, de forma a acelerar o processo de licenciamento ambiental necessário para a liberação do financiamento, com custo total de R$ 57 milhões. Uma das principais preocupações em relação agenda 21 é o crescimento sustentável e ordenado do município. Com o desenvolvimento aparente atraído pelo complexo existe uma grande preocupação em crescer de maneira sustentável. Maiores informações pelo site da agenda 21: http://www.comperjagenda21.com.br/municipios/cachoeiras-de-macacu
                   A agenda tem se mostrado pelo divulgado bastante participativa no que diz respeito à sustentabilidade do município e as precações ao meio ambiente. A nota negativa e a participação da estatal na agenda 21 fazendo parte do grupo gestor, que organiza a agenda 21. O comperj é uma refinaria de petróleo pesado, com alta capacidade de poluição e gastos exorbitantes de água, a agenda 21 deve estar observando isso e cobrando das autoridades medidas cabíveis, mas isso pode ser prejudicado pela participação da mesma.

Postado por Diogo Achterberg, 01:30 dia 8 de Dezembro. 

2 comentários:

  1. Muito bom. Preciso e objetivo! Se tivesse usado uma fonte de tamanho maior, ajudaria a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ver um trabalho de divulgação assim. Como participante do Forum 21 de Cachoeiras de Macacu esclareço que nossa Agenda 21 Local é independente. Fazemos parte TAMBÉM da Agenda 21 Comperj por estarmos na zona de influência desse empreendimento.
    Continuem com o trabalho. A tendência é melhorar cada vez mais. Como blogueira posso adiantar que é possível e recomendável editar os textos, trocar as fontes, anexar mais imagens...
    Att.
    Lilia Palmeira

    ResponderExcluir