9 de dez. de 2010

Agenda 21 de Porto Alegre – RS


Desenvolvimento Sustentável – Agenda 21 de Porto Alegre – RS

A Idéia de sustentabilidade vem sendo aplicado em diversos locais Tanto no Brasil quanto no exterior. Para alcançar os objetivos da Agenda 21, foi criada a Agenda21 Local:

“A Agenda 21 Local é um processo participativo, multisetorial, para alcançar os objetivos da
Agenda 21 no nível local, através da preparação e implementação de um plano de ação
Estratégica, de longo prazo, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento
“Sustentável local”. (ICLEI)

Com a implantação da Agenda 21 local, o processo de refletir sobre as mudanças, juntamente com a comunidade e o poder publico, se torna mais viável. Dessa forma é possível estabelecer prioridades.

Porto Alegre pode servir como referencial por algumas ações compatíveis com a Agenda 21. Ela esta na tentativa de trabalhar com o meio ambiente como um todo.  Seu plano foi bem elaborado. A cidade promoveu a organização de cooperativas dos catadores de lixo, mostrando a importância da seleção e geração do lixo produzido pelas pessoas. Algumas cidades conseguiram mudar a cultura da população, fazendo com que as pessoas se importassem com o seu próprio consumismo, Porto Alegre tenta fazer isso e esta conseguindo.

Fontes: Desenvolvimento Sustentável na Escala Local; a Agenda 21 Local como Estratégia para a construção da Sustentabilidade
Ricardo Carneiro Novaes

Matheus Hautrive Cargnin

Um comentário:

  1. Sinceramente Matheus,
    a partir da tua postagem não dá para saber se Porto Alegre tem ou não uma Agenda 21 em curso. O texto está genérico, e não apresenta claramente uma experiência concreta, como era a proposta.

    ResponderExcluir