9 de dez. de 2010

agenda 21 Montesi IT


genda 21 Local e Grottaglie MonteiasiPDFStampaE-mail
O projeto "Agenda 21 Local: Idéias para o Desenvolvimento Sustentável" foi promovido pelos municípios de Grottaglie Monteiasi, com o objectivo de chegar à realização, através de uma parte de um Plano de Ação Ambiental para os dois municípios.
O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da região através de:
  • a formação dos funcionários públicos;
  • o crescimento de uma cultura generalizada sobre o desenvolvimento sustentável;
  • o envolvimento dos principais actores locais,
  • compartilhar estratégias identificadas.
Para coordenar todo o projeto foi a Agenda 21 Consulting Ltd , que permitiu a colaboração com o Departamento de Meio Ambiente e Municípios Grottaglie Monteiasi.
O resultado final do projeto é incorporada no processo de elaboração do "Primeiro Relatório de Estado do Ambiente" e "Plano de Ação Ambiental", que afirmava os objetivos a serem alcançados a nível local e ações específicas a serem tomadas para implementar o caminho para a sustentabilidade ambiental. Este plano foi concebido de acordo com um método incremental com base no consentimento popular e descobriram o Fórum Cívico de ser o lugar preferido para ambiental e discutidos em detalhe.
O projeto proporcionou uma parte do caminho do desenvolvimento sustentável através da participação de todos os atores sociais (associações, as associações profissionais, sindicatos, associações, etc.) Na área. Os grupos temáticos do Fórum e criou uma série de reuniões por meio de discussão e consulta deu origem ao Plano de Ação Ambiental, com perspectivas de sustentabilidade, que são a base para decisões que podem ser adotadas pelos municípios.
O Fórum do projecto "Agenda 21 Local e Grottaglie Monteiasi: Idéias para o Desenvolvimento Sustentável" foi uma espécie de sondagem toda a iniciativa, um lugar onde os resultados foram apresentados e os documentos finais. O Fórum Cívico tem contribuído para dirigir e coordenar a mesa temática "para fazer".
Concretamente, este Fórum foi convocado por quatro vezes durante o projeto:
  • os primeiros 10 de janeiro de 2005 para o início oficial dos trabalhos;
  • a segunda 14 de abril de 2005 para um confronto com algumas áreas locais;
  • a terceira em Monteiasi 30 de junho de 2005, nesta ocasião, foram retomadas as atividades que envolvam novos atores sociais;
  • 27 outubro de 2005 o quarto com a conclusão da obra, a apresentação do Relatório de Estado do Meio Ambiente e projecto de Plano de Ação Ambiental e com a inauguração da exposição do concurso para as escolas.
O Fórum foram convidados representantes de associações econômico-produtivo e organizações de voluntários, instituições administrativas, escolas e todos os cidadãos.
A selecção dos temas sobre os quais para activar as três tabelas é derivada da análise de questionários enviados pelo público e as partes interessadas e, em seguida, votaram nas actividades do segundo Fórum.
Os temas são divididos em grupos de trabalho:
Tabela 1: Resíduos;
Tabela 2: Qualidade e valorização do património ambiental e cultural urbano;
3 ª mesa: Informação e educação ambiental.
Os grupos temáticos, coordenados por um facilitador (empresa de consultoria especializada), reuniu-se quatro vezes entre 12 de junho e 13 de outubro, 2005.
A divulgação de informações tem assegurado a presença de cidadãos e representantes de vários grupos temáticos para uma adesão voluntária. Além de indivíduos sensíveis a questões de desenvolvimento sustentável, os grupos temáticos foram formados por representantes dos diferentes atores


As Fases da Agenda 21 LocalPDFStampaE-mail
Os principais elementos ou fases que compõem o processo de construção da Agenda 21 Local são os seguintes:
  • Criação de um fórum : Todas as partes interessadas a nível local com o objectivo de uma estratégia ambiental (instituições, autoridades públicas e entidades econômicas, associações, grupos informais, etc) devem ser coordenadas em um fórum destinado a orientar o processo de "Agenda 21 e monitorizar a sua implementação.
  • Consulta permanente : consulta à comunidade destina-se a reconhecer as necessidades, definir os recursos que cada partido pode colocar em jogo, identificar e investigar os possíveis conflitos entre interesses diferentes e definir uma visão (visão) e os pontos críticos das forças de uma comunidade local. O Fórum podem ser organizadas para grupos focais ou grupos locais, a fim de ativar todos os recursos de conhecimento e discussão disponíveis no site.
  • Auditoria de planejamento e elaboração de um Relatório do Estado do Meio Ambiente : o conjunto de todos os dados básicos sobre o desenvolvimento físico, social e económico em toda a província.A auditoria urbana verdadeira servirão para construir, através de indicadores ambientais, o relatório sobre o status de uma província ou município em que a discussão será desenvolvida para a elaboração da Agenda 21 Local, com a ajuda de fóruns locais.
  • Objectivos e Prioridades (Meta) na definição da Agenda 21 Local, a definição de objectivos ambientais e de sustentabilidade, como concretos e quantificáveis, devem ser integrados com a formulação de uma ordem de prioridade. Os objectivos gerais e as prioridades devem ser traduzidas em programas que visam objectivos específicos associados com prazos específicos.
  • Plano de Ação Ambiental : deve ser entendido como um programa de acções concretas necessárias para alcançar seus objetivos e da definição de "atores" que têm a responsabilidade, recursos financeiros e instrumentos de apoio.
  • , Avaliação, monitoramento e atualização do Plano de Acção : Como monitorar a implementação e eficácia do plano de acção com relatórios periódicos que identificam o melhor eo pior da situação ambiental. A avaliação da harmonia entre a organização tradicional dos planos de espaço (PTP, planos de desenvolvimento, planos de área, e PRG municipais, etc) eo Plano de Ação Ambiental será feita com a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), que é o avaliação do grau de planejamento de sustentabilidade em relação aos objectivos de qualidade estabelecidos pelo Plano de Ação Ambiental

Um comentário:

  1. Marcelo,
    tenho duas coisas para te dizer:
    1) seria mais sincero que vc usasse como link de referência o endereço abaixo, e não este que vc usou.
    http://www.agenda21.it/index.php?option=com_content&view=article&id=82:grottaglie&catid=48:agenda-21&Itemid=65
    2) tenho absoluta certeza de que vc pode fazer melhor do que copiar da internet e passar pelo tradutor do google. Da próxima vez que vc quiser fazer isso, ao menos preocupe-se em eliminar as incongruências de tradução que o programa deixa no texto, e coloque tudo entre aspas, porque não é criação tua.

    ResponderExcluir