9 de dez. de 2010

Agenda 21 de Ouro Preto - MG

O que é Agenda 21?Um espaço amplo e permanente de articulação de setores, entidades, parceiros potenciais e colaboradores para discussão dos problemas e soluções relativas ao desenvolvimento sustentável, de forma a idealização e implementação de políticas públicas em todas as áreas, objetivando a efetivação do Desenvolvimento Econômico e Social de modo Sustentável.
Ouro Preto, tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, investe no desenvolvimento sustentável para preservar seu rico acervo patrimonial e melhorar a qualidade de vida de sua população, com isto a Agenda 21 foi implantada na cidade. Desde fevereiro do ano de 2007, sob a coordenação da Organização Não Governamental Interforum Global, o município deu início ao processo de implantação de sua Agenda 21 Local.
Ela não trabalha apenas com a questão ambiental de forma isolada, trabalha com o desenvolvimento urbano e com o empreendedorismo.
“Penso que o município deverá liderar a questão em Minas sobre patrimônio e sustentabilidade, não apenas por causa de seu patrimônio histórico, mas também devido ao seu patrimônio ambiental que é extraordinário”, prevê a embaixadora Dulce Maria Pereira, coordenadora de implantação de Agendas 21 Locais da Interforum Brasil.
 Desde sua instalação, em maio deste ano, o Fórum da Agenda 21 Local de Ouro Preto tem buscado a conscientização e mobilização dos diversos agentes que interagem no Município.
 - Ouro Preto organiza Seminário Intermunicipal de Agendas 21 Locais, dia 11 de maio de 2007
  - Ouro Preto lança “Agenda 21 da Juventude” no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
A “Agenda 21 da Juventude na Escola e na Universidade” tem como objetivos principais a valorização dos conceitos de responsabilidade e sustentabilidade na escola, na universidade e nos espaços da juventude, assim como a capacitação dos jovens para que se tornem agentes sociais e ambientais, fomentadores do desenvolvimento sustentável.
 - O presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB) implantou, no dia 20 de abril de 2007, a Agenda 21 da Mineração de Ouro Preto.
 A agenda 21 da mineração de Ouro Preto deve seguir as regras que o oitavo problema da Carta de Ouro Preto estabelece.
-Histórica e pioneira transmissão no Mundo, pelo Canal de TV do Fórum Agenda 21 do Estado de Minas Gerais.
Dia 28 de julho de 2009, o Fórum Agenda 21 do Estado de Minas Gerais realizou a primeira transmissão, ao vivo, pela TV, de suas atividades. A transmissão foi estruturada pelo Especialista em Biotecnologia, o Dr. Fabiano Augusto Assunção, Membro do Fórum Agenda 21 do Estado de Minas Gerais e Pesquisador do Projeto Genoma.
Leia a "Carta de Ouro Preto", que lança as bases para a implantação da Agenda 21 no Município, com base em 21 principais problemas e desafios de Ouro Preto.
Mais informações acesse os endereços:

Carla Pereira

Um comentário:

  1. Carla,
    não achei nada que fosse teu nesta postagem. É uma colcha de retalhos de diferentes páginas da internet que, ao final, parecem bastante sem sentido!

    ResponderExcluir