7 de dez. de 2010

A Agenda 21 de Campo Mourão, PR, Brasil.

A Agenda 21

A Agenda 21 foi um documento que surgiu em 1992, com 170 países comprometendo-se à colocar nas políticas de seus países assuntos relativos à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Com isso, o Brasil formou uma comissão para estabelecer uma Agenda 21 brasileira, visando observar o país com o objetivo de organizar um desenvolvimento de forma sustentável, sendo que trata-se de um consenso de varias camadas da sociedade brasileira.


A Agenda 21 Mirim de Campo Mourão (o início)


Com a proposta da Agenda 21, viu-se uma oportunidade de mostrar às crianças e adolescentes como preservar o mundo à partir de ações que podem ser tomadas e discutidas em conjunto com a sociedade em sí.
A história do surgimento da Agenda 21 Mirim deu-se através da realização de um programa da Educação Ambiental e Agenda 21 nas escolas públicas e privadas da cidade.
Foi criada, visando colocar a juventude à par das decisões  sobre o futuro do planeta, uma vez que há a necessidade de (procurar) solucionar  vários problemas que dizem respeito ao meio ambiente e que precisam da ajuda principalmente dos jovens, sendo estes, a possibilidade da melhora no presente para garantir um futuro às próximas gerações.
A princípio, as atividades da Agenda 21 Mirim de Campo Mourão tinham em sua base fazer com que as crianças e adolescentes se expressassem por meio de desenhos e/ou textos para documentar o seu modo de preocupação com o meio ambiente, uma vez que as crianças compunham uma grande parte de pessoas do município, iniciando assim, uma forma de conscientização  dos alunos para a preservação do meio ambiente.
Com essa forma de organização, buscou-se fazer com que mais pessoas tivessem um envolvimento em relação à questão da preservação do meio ambiente da cidade de Campo Mourão...
...e esse movimento evoluiu.


A Agenda 21 Local de Campo Mourão (a continuação)


Com uma boa repercussão sobre a Agenda 21 Mirim de Campo Mourão, a cidade concorreu e ganhou um edital para estabelecer uma Agenda 21 local. Pouco tempo depois, a Agenda 21 Local de Campo Mourão estava funcionando, visando colocar em prática sua proposta de promover um desenvolvimento sustentável no município formulando um Diagnóstico Participativo e tendo como base a agenda 21 brasileira.
 Há também O Desafio da Agenda 21, que é uma atividade de Educação Ambiental e Cidadania voltada aos alunos das 3º séries do Ensino Fundamental.
Os alunos são estimulados a cumprir um desafio semanal, que procura levá-los à uma reflexão sobre como seu estilo de vida impacta o meio ambiente.
  No término dessas atividades, os alunos participam de um evento de finalização onde são apresentados os principais resultados alcançados ao longo dos desafios. Em síntese, o Desafio da Agenda 21 tem vários participantes que estão se tornando cada vez mais enfáticos em relação aos assuntos sobre o meio ambiente. 
Os resultados da Agenda 21 de Campo Mourão estão crescendo cada vez mais, sendo que há programas e bem feitorias que tem sido feitas para as pessoas que moram ou não na cidade, como obras de recuperação de recuperação de estradas rurais; conscientizar as pessoas de como causar menos impactos ambientais, entre outros.


Para mais informações à respeito da Agenda 21 de Campo Mourão, acessar site: http://www.agenda21cm.com.br/

Um comentário:

  1. Parabéns Paulo,
    tua postagem está muito boa; o equilíbrio entre texto e imagens dá um caráter bem atrativo para a leitura. É uma pena que você não tenha se aprofundado um pouco mais nos resultados da Agenda propriamente dita como, por exemplo, os principais problemas identificados no diagnóstico ou as principais ações eleitas para iniciar o processo de transformação. Mas, de qualquer forma, está muito bom!

    ResponderExcluir