8 de dez. de 2010

Agenda 21 de Vacaria


A Agenda 21 é um processo de ações políticas para o desenvolvimento sustentável e de construção de parcerias entre autoridades locais e outros setores para implementá-las. A sua base é a criação de sistemas de gerenciamento que levem o futuro em consideração.
A metodologia  utilizada   para a construção da Agenda 21 em Vacaria foi diferente do passo a passo sugerido pelo Ministério do Meio Ambiente, pois o  município, já contava  com um plano local, por meio de instrumentos legais, políticos, jurídicos e técnicos,  e já se encontra contemplado na LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias do município.
Através da implantação de projetos e um ambiente maior para as discussões de questões de ordem ambiental, sanitária, social e etc, surgiu o Fórum da Agenda 21, com reuniões mensais, tendo por local o Mercado Público Municipal, onde participam representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e setor público. 
A Agenda 21 tem como entidades: as secretarias do município, guarda municipal, câmara de vereadores, secretaria estadual do meio ambiente, brigada militar, entre tantos outros.
 A Agenda 21 de Vacaria é um dos principais instrumentos para se conduzir os processos de mobilização, troca de informações, geração de conformidade em torno dos problemas e soluções locais. Além disso, é um espaço de deliberação da sociedade sobre as políticas públicas, visando a transformação com temáticas como Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar; Redução das desigualdades Sociais; Cidades Sustentáveis; Educação Ambiental e Gestão de Recursos Naturais, que tem por base a sustentabilidade.
A comunidade global reflete as escolhas feitas pelas pessoas do mundo, então a Agenda 21, surgiu para tentar solucionar os problemas das comunidades locais, pois tentamos resolver o problema ao qual estamos inseridos e não o que está afetando o mundo inteiro, por isso resolvendo alguns problemas locais, tentaremos alcançar resultados globais.
A Agenda 21 é um processo contínuo, no qual a comunidade faz suas escolhas para se tornar uma sociedade sustentável, no qual deve-se mobilizar a consciência da população, e obter apoio público para que o objetivo seja alcançado.
Para mais informações sobre a Agenda 21 de Vacaria acesse o site: http://agenda21vacaria.com/
Postado por Mayara Oliveira Machado


Um comentário:

  1. Mayara,
    a formatação da postagem ficou legal, mas o conteúdo é uma colcha de retalhos da página da Agenda de vacaria!

    ResponderExcluir