7 de dez. de 2010

Agenda 21- Campo Grande, MS, Brasil.

A agenda 21 de Campo Grande é exemplo para todo o Brasil. É exemplo do que se pode fazer quando se soma esforços em conjunto para obter uma finalidade.
Suas finalidades são: buscar o pleno desenvolvimento de seu potencial econômico, reduzir as desigualdades sociais no acesso aos bens e serviços públicos, e promover a qualidade de vida e do meio ambiente. Baseia-se nos princípios de sustentabilidade, sendo seu principal objetivo implementar um modelo de desenvolvimento sustentável onde os recursos naturais e o consumo estejam equilibrados, para não existir o desequilíbrio ambiental.
Para Jussara Jacques que coordena o projeto de implementação da Agenda 21 em Campo Grande.
“As pessoas que atuam desde o início do processo tem um compromisso firmado com a sociedade civil e poder público. O próximo prefeito terá a Agenda 21 como um instrumento de poder, não terá dificuldades em saber quais são os maiores problemas sociais e ambientais porque a população já está definindo o que é melhor para o desenvolvimento sustentável da cidade e essa escolha estará exposta na Agenda 21- Campo Grande Nosso Lugar".

Campo Grande faz parte de um importante grupo de municípios que possuem agenda 21, entre eles estão: Santos, Porto Alegre, Joinville. Para compreender os mecanismos de elaboração de uma Agenda 21, a Comissão que coordena a Agenda 21 de Campo Grande visitou três cidades que já haviam implantado Agenda 21: Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES e Florianópolis/SC.
Seu processo de estruturação esta baseado em quatro etapas:
·         Dimensões Sociais e Econômicas,
·         Conservação e Gerenciamento dos Recursos para o Desenvolvimento,
·          Fortalecimento dos Principais Grupos Sociais
·          Meios de Implementar as Ações Propostas.
A agenda 21 de Campo Grande foi elaborada através de um processo participativo e multissetorial, onde a população se organiza, aprende, discute, identifica suas potencialidades e dificuldades e ainda, propõe soluções para concretizar o sonho de uma vida melhor. A Agenda 21 – Campo Grande traz a ânsia de mudança e um convite a todos, para assumir compromissos e perseguir os objetivos propostos e a possibilidade de planejar o futuro comum.

Para obter mais informações sobre a Agenda 21 de Campo Grande acesse: http://www.pmcg.ms.gov.br/2009/index.php?s=88&location=24&idCon=3462&idPai=3462.

Postado por Aline Degrandi Moraes.

Um comentário:

  1. Aline,
    tua postagem está legal, mas você poderia ter enriquecido com alguma imagem da cidade ou com informações mais detalhadas sobre os resultados encontrados em Campo Grande como, por exemplo, quais foram os principais problemas identificados no diagnóstico?

    ResponderExcluir