14 de jan. de 2013

Recursos naturais, humanidade e a questão energética.


            Os recursos naturais tem ocorrência e distribuição que depende dos processo naturais, e a sua apropriação é dada por valores humanos. Com a ocupação e apropriação do território, os recursos naturais foram vistos pela sociedade como um meio útil e necessário para alcançar o estado econômico e de desenvolvimento social desejado, além de questões básicas para sua sobrevivência.
 Usar de recursos naturais para a nossa sobrevivência e desenvolvimento é normal, precisamos dos recursos naturais para o nosso dia a dia, sem eles as atividades não seriam possíveis, porém, esse uso se deu de forma totalmente descontrolada, sem pensar no futuro e nas consequências, sem gestão ambiental adequada.
Esse uso dos recursos naturais só pode ser entendido a partir da relação entre homem e natureza, a eles foram atribuídos, ao longo da história, valores econômicos, sociais e culturais.  Ao passar dos tempos, cada vez mais os recursos naturais e a tecnologia tem relações abrangentes; para o ser humano poder aproveitar esses recursos, em grande maioria é necessário trabalhar para transformar os mesmos, fazendo assim, que eles tenham o poder de satisfazer as necessidades da humanidade.
Esses recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. O Brasil possui grande abundância de recursos naturais renováveis, com água doce, diversidade de animais e vegetais, biomassa e grande área florestal; são recursos que podem se renovar ou recuperar em um determinado tempo; para uso dessas riquezas, deve-se associar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Também somos beneficiados com os recursos não renováveis, que são aqueles que não podem ser recuperados ou renovados em curto período de tempo; temos uma das maiores reservas de recursos minerais, como o petróleo e o gás, porém são recursos finitos, e devem ser utilizados com consumo mais consciente de forma a garantir o abastecimento por mais tempo e para um futuro, preparar a humanidade à viver sem eles; a exploração dos recursos minerais deve ser feita em meio que garanta um melhor desempenho social e ambiental.    
Em alguns casos, um recurso renovável passa a ser não-renovável. Ocorrendo quando a utilização é  muito maior que a capacidade de sustentação e renovação do mesmo.
Associado ao usos dos recursos naturais, deve-se ter um gestão adequada e eficiente. Onde se possa gerenciar os recursos, de forma que os progressos no desenvolvimento não agridam ao meio ambiente. Criando um modelo de desenvolvimento mais sustentável, tento controle de uso nos recursos que a natureza nos oferece, um uso mais racional, garantindo assim, continuidade econômica, preservação ambiental e aumento da qualidade de vida de todos.  
Os recursos naturais energéticos são aqueles que tem capacidade de produzir energia, como o carvão, petróleo e a água. O brasil, tem grande potencial energético.
Nos últimos dias o que mais se escuta é a questão da falta de energia, os apagões.  A grande maioria da nossa energia vem das hidrelétricas, que representa uma parcela significativa na matriz energética mundial.
Para acabar com esse problema, as propostas são aumentar o aproveitamento, melhorar as que já existem e construir novas hidrelétricas além da criação de novas fontes de energia. Mas para essas questões atuais, é necessário um estudo aprofundado para ver se realmente isso é necessário, a população deve interferir e questionar a opção dos políticos e ministros. E todos devemos cuidar com as informações que são transmitidas para nós, pois elas podem servir para alguns interesses, manipulando nosso posicionamento a respeito desta questão. Esse assunto, merece uma atenção especial por parte de toda a sociedade, garantindo assim, que ninguém saía prejudicado.
É papel de todos reduzir o consumo de energia elétrica. Com isso, muitas pessoas estão apostando nas soluções ecoeficientes. Porém, temos que tomar cuidado para que  isso não aumente ainda mais o consumo, pois poderá levar há um pensamento e poder de compra ainda maior. Podendo passar a ideia de que se pode consumir bastante energia elétrica, pois está gerando menos impactos na ambiência, e os produtos mais novos são mais eficientes ecologicamente, aumentando ainda mais o consumismo.
Esta é um boa ideia tecnológica sim, porém temos que cuidar com as diferente interpretações na sociedade. Pois para muitos as informações, como já tinha falado anteriormente no texto, são passadas pela mídia por interesses, agindo diretamente no pensamento a atitude da população.

Referências:
MINHA MARINA. Diretrizes governo. Economia para uma sociedade sustentável. Disponível em: <http://www.minhamarina.org.br/diretrizes_governo/governo/economia-sustentavelv2.php>. Acesso em: 14 de jan. 2013.
GUIA DO ESTUDANTE. Resumo de geografia. Fontes energéticas e suas relações econômicas. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/geografia/resumo-geografia-fontes-energeticas-suas-relacoes-economicas-646808.shtml>. Acesso em: 14 de jan. 2013.
EXPLICATORIUM. Recursos naturais. A sua utilização e consequências. Disponível em: <http://www.explicatorium.com/CFQ8-Recursos-naturais.php>. Acesso em: 14 de jan. 2013
.
ATITUDECO. A ecoeficiência é a solução ou devemos pensar em decrescimento? Disponível em: <http://atitudeco.com.br/2011/09/06/a-ecoeficiencia-e-a-solucao-ou-devemos-pensar-em-decrescimento/>. Acesso em: 14 de jan. 2013.

Helena Maria Beling.

Um comentário: