11 de jan. de 2013

Apagões Brasileiros

   O Brasil, é um país rico em recursos naturais e com isso, apresenta grandes possibilidades para o seu consumo energético. Segundo uma reportagem realizada pela Revista Exame (2012): "Em 70 anos, o Brasil cresceu e passou a consumir mais energia, só que a modernização do sistema de transmissão não acompanhou no mesmo ritmo. Algumas subestações estão há mais de 50 anos em operação, e carecem de manutenção e modernização".
   O fato de o Brasil ser rico em recursos naturais, não significa que o país está livre de qualquer crise energética, pois de um tempo para cá, o país vem sofrendo com graves problemas devido aos inúmeros processos de apagões que vem afetando a população brasileira. Segundo informações do site TiberioGeo (2012), desde o ano de 2001, o Brasil vem sofrendo com alguns grandes "APAGÕES" relacionados com a energia elétrica. Foi o ano onde se percebeu que a energia produzida não era suficiente para a velocidade do desenvolvimento do país.

   Abaixo você confere uma lista com os principais apagões ocorridos no Brasil, a partir da década de 80:

Fonte: Google Imagens.
1984
   No dia 18 de abril deste ano ocorreu o primeiro grande blecaute desde a ligação das redes de energia Sul e Sudeste. A queima de um transformador Usina de Jaraguá (MG) deixou os Estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro sem luz, atingindo uma população de aproximadamente 12 milhões de pessoas.

1996
   Ocorreu no dia 26 de março afetando os Estados de Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, totalizando um total de 20 milhões de pessoas sem energia elétrica. A causa para esse apagão foi uma falha de manutenção na Usina de Furnas, localizada no município de Rio Grande (MG).

1997
Ocorreu nos dias 24 e 25 abril afetando uma população de 9 milhões de pessoas, que residiam em 10 Estados Brasileiros, que são: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O motivo para esse apagão foi um defeito na Subestação de Furnas, localizada no município de Ibiúna (SP).

2002
   No dia 25 de janeiro daquele ano, novamente os 10 Estados citados acima foram afetados por mais um apagão, totalizando um total de 70 milhões de pessoas sem energia elétrica. Dessa vez, o motivo para esse problema foi um rompimento de um cabo na linha de transmissão que liga a Hidrelétrica de Ilha Solteira à Subestação de Araraquara (SP).

2009
   Ocorreu entre os dias 10 e 11 de novembro afetando 18 Estados Brasileiros, o Distrito Federal e também, o Paraguai. Esse evento ocorreu em virtude de falhamentos nas linhas de transmissão da Usina de Itaipu (PR). Esse foi considerado, o maior apagão em extensão da história brasileira.

2012
   Durante aproximadamente um mês, 04 registros de apagões foram registrados pelo Brasil: o primeiro ocorreu no dia 22 de setembro afetando praticamente todo o Nordeste Brasileiro. Dias depois, no dia 03 de outubro uma falha detectada em um transformador na Usina de Itaipu afetou os Estados do Acre, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rondônia, deixando os clientes por um tempo sem energia elétrica. No dia seguinte, dia 04 de outubro, devido ao desligamento geral da Subestação Brasília Sul, controlada por Furnas Centrais Elétrica, a cidade de Brasília também enfrentou queda de energia, por um período que durou mais de 2 horas. O último apagão registrado durante esse mês, ocorreu no dia 25 de outubro, por consequência de um incêndio ocorrido em um equipamento, deixando 9 Estados da Região Nordeste e parte da Região Norte, sem energia elétrica por aproximadamente 3 horas.

   Vimos ao longo dessa postagem que os apagões vem ocorrendo no Brasil há um bom tempo, e não é de hoje que essa problemática afeta nosso país. Claro, antigamente não ocorriam com tanta frequência, mas hoje em dia, devido a demanda de usuários de energia elétrica, bem como a não preparação das usinas, esses "problemas desagradáveis" estão ocorrendo com maior frequência.
   A partir disso, duas perguntas são fundamentais e pertinentes sobre esse assunto: 
   1) Será que se construírem mais usinas para o fornecimento de energia esse problema se resolverá? 
   2) Será que o Brasil estará preparado durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas, para não passar por um momento desagrável de um inesperado apagão?
   Creio que essas duas perguntas, no ponto de vista de cada um, possui interpretações diferentes. No meu ponto de vista, em relação a primeira pergunta, não basta apenas construir usinas e tudo se resolverá, não é bem assim. Claro, uma usina com um grande potencial de geração de energia seria muito fundamental para se tentar acabar com esses apagões; mas ela sozinha, não resolverá muito. As usinas que já operam no país precisam passar por processos de manutenção e modernização e juntamente com as novas que possam vir, ajudarão a tentar reduzir essa sobrecarga de consumo de energia que afeta o Brasil. Claro, não esquecendo que as futuras usinas que venham a ser construídas não desencadeiem conflitos para sua instalação, como o caso da Hidrelétrica de Belo Monte que há tempos gera conflitos entre os moradores do local atingido e os ambientalistas que defendem a sua construção.
   Com relação a segunda pergunta, acompanhei algumas reportagens onde um ministro relata que para esses eventos, o Brasil estará preparado para que esses transtornos inesperados não estraguem uma festividade tão importante e significativa para o nosso país. Espero que ele realmente esteja certo do que diz, todavia, não penso que o Brasil estará 100% preparado, seja no fornecimento de energia, ou em qualquer outro aspecto como infra-estrutura, saneamento, entre outros... Só espero que seja encontrada uma solução que ajude a diminuir a ocorrência desses apagões desagradáveis que vem frequentemente afetando o nosso país.

   Aqui deixo minha sugestão de um pequeno vídeo noticiando sobre o apagão ocorrido no ano de 2009, considerado como o maior apagão em extensão da história brasileira!



Referências

CPFL. A Crise Energética Brasileira. Disponível em: <http://www.aleph.com.br/sciarts/cpfl/CPFL%20-%20Criseenergia.html/>. Acesso em: 11 jan. de 2013.

Guia dos Curiosos. Os dez apagões memoráveis. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2352/1/apagoes.html/>. Acesso em: 11 jan. de 2013.

Revista Exame. Por que o Brasil está sofrendo tanto apagão? Disponível em: <http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/energia/noticias/por-que-o-brasil-esta-sofrendo-tanto-blecaute/>. Acesso em: 11 jan. de 2013.

TiberioGeo - A Geografia Levada a Sério. Crise Energética no Brasil. Disponível em: <http://www.tiberiogeo.com.br/paginas.php?pagina=crise_energetica_no_brasil#enquete/>. Acesso em: 11 jan. de 2013.

Youtube. Novo Apagão no Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eMWqFifbNVM/>. Acesso em: 11 jan. de 2013.



Daniélli Flores Dias



Um comentário:

  1. Sua postagem está bem interessante; só faço uma pequena correção e uma provocação:
    - a correção se refere ao fato de você fala em ambientalistas que defendem a construção de Belo Monte. Há um equívoco aí, porque quem defende Belo Monte são os empreiteiros e o governo, não os ambientalistas.
    - a provocação fica por conta da tua afirmação de a Copa do Mundo representa "uma festividade tão importante e significativa para o nosso país". Cada um pode ter a sua própria opinião, mas será mesmo que um investimento que está estimado em pouco mais de 27 bilhões de Reais, para gerar uma receita prevista de 3 bilhões relativos aos gastos dos 500.000 turistas esperados (se vierem), é algo importante e significativo para o povo brasileiro, que continua esperando hospitais e escolas? E não precisamos ficar apenas nesta conta que não fecha, de 24 Bilhões "enterrados" em obras. Pensemos que a maior parte (para não dizer quase todo) desse dinheiro representa uma transferência de dinheiro público (portanto, nosso) para empresas privadas, com pouquíssimo retorno social.

    ResponderExcluir