19 de jan. de 2013

A outra face da exploração energética brasileira.

Os processos geológicos sofridos pela Terra ao longo do tempo provocaram uma distribuição muito desigual dos minerais energéticos no planeta. Os principais minerais capazes de produzir energia são o petróleo, o gás natural, o carvão e o urânio. O petróleo ainda é a principal fonte de energia da atualidade.

Fonte: Google Imagens
Não há outra fonte energética que tenha a importância geopolítica igual a do petróleo, este produto constitui a base da economia produtiva mundial. O país que detém, controla reservas petrolíferas e consegue manter uma estrutura adequada de refino tem grandes possibilidades competitivas sobre outras nações. Também setores da economia interna e comércio internacional, pela exportação direta do óleo ou de seus derivados.

Sendo o recurso mais importante para geração de energia atualmente, a busca pelo petróleo é muito intensa. Onde há petróleo há interesse das nações em investir em pesquisa e exploração, mesmo que isso signifique gerar impactos ambientais. O modo de produção e de consumo de recursos naturais, fundado na lógica de consumo ilimitado, gera uma acelerada degradação do ambiente, com o esgotamento dos recursos ambientais e impactos como a rápida liberação do carbono fóssil para a atmosfera, elevando a temperatura do planeta.

Em 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de exploração petrolífera na chamada camada pré-sal. Reservas de petróleo são encontradas a sete mil metros de profundidade e apresentam imensos poços de petróleo com bom estado de conservação. Estas reservas na camada pré-sal, estão localizadas a uma área de 200 quilômetros de largura e 800 quilômetros de extensão, que se estende do Espírito Santo a Santa Catariana, estão a 7 mil metros abaixo do nível do mar.

A exploração desse petróleo poderá triplicar a produção nacional, no entanto, existem muitas dúvidas ainda sobre como e quais estão sendo as conseqüências desta exploração. Contudo, a Petrobras garante que a exploração da camada pré-sal é extremamente viável. Estima-se que serão gastos cerca de 600 bilhões de dólares em investimentos e desenvolvimento de tecnologia para a extração do produto de forma segura, e que os retornos financeiros deverão ocorrer a partir de 2020. Caso se confirme as expectativas da Petrobras, o Brasil será o oitavo maior produtor de petróleo do planeta, aumentando suas reservas em 50 bilhões de barris.


Aqui neste site do governo, que trás somente a propaganda positiva e capitalista do tema, tem também um vídeo e um mapa interativo do pré-sal, ilustrando esse processo.


Quem ganhará com as rendas a serem propiciadas pelos recursos do pré-sal, ainda é uma polêmica. A descoberta e a produção são frutos de um esforço em conjunto do País como um todo. O caminho correto seria aplicar de forma direta e lógica o princípio, segundo o qual o petróleo pertence à União, portanto a todos os brasileiros. 

É necessário pensar estrategicamente a apropriação e distribuição destes montantes, para que sua destinação responda a objetivos mais abrangentes e de longo prazo, reduzindo a concentração e ampliando os benefícios para toda a sociedade.  Entretanto, as estruturas econômicas e sociais evidenciam que não está havendo correspondência entre o visível crescimento econômico e o desenvolvimento social na região, mostrando que dispor de recursos para investir não é condição suficiente para melhorar a situação da população, com o desenvolvimento de políticas públicas que garantam água potável, saneamento básico e atendimento médico e escolas...


REFERÊNCIAS:

CARTA CAPITAL. Economia. A importância do Pré-Sal no desenvolvimento do Brasil. SAUER. I. 2011. Disponível em:<http://www.cartacapital.com.br/economia/a-importancia-do-pre-sal-no-desenvolvimento-do-brasil/>. Acesso em: 18 de jan. 2013.

BRASIL ESCOLA. Geografia. Geografia física do Brasil. Pré-Sal desafios. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/brasil/presaldesafios.htm >. Acesso em: 18 de jan. 2013.

BRASIL ESCOLA. Geografia. Geografia física do Brasil. História do petróleo. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/brasil/historia-do-petroleo-no-brasil.htm>. Acesso em: 18 de jan. 2013.

PORTAL BRASIL. Economia. Energia - Petróleo, gás natural e derivados. Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/petroleo-gas-natural-e-derivados>. Acesso em: 18 de jan. 2013.


Elisa Araujo Camelo

Um comentário:

  1. Excelente postagem! Talvez, apenas, pudesse ter comentado um pouco sobre o fato de que grande parte das empresas que ganharam o leilão de exploração de lotes do pré-sal são multinacionais, que tem, antes de mais nada, o interesse em garantir o abastecimento americano de combustíveis fósseis!

    ResponderExcluir