7 de jan. de 2013

Oportunidades Através do Lixo?


Quando nos referimos a resíduos sólidos estamos basicamente falando sobre o lixo, porém, nos referimos dos lixos aos quais para nós seres humanos não existem mais utilidades, sendo eles: Lixo residencial, Lixo hospitalar, industrial, entre outros.
Em 02 de Agosto na cidade de Brasília após longos 21 anos o ex- Presidente da República durante seu mandato sancionou a lei que instituía a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual afirmou que será uma revolução em termos ambientais no Brasil. A partir de então com essa nova lei, haverá uma grande distinção entre o lixo que pode ser reaproveitado ou então reciclado, sendo separado do lixo que não tem mais utilidade para a sociedade. Conforme fontes do Governo do Brasil, o mesmo adotou esta PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) devido ao rápido crescimento em sua urbanização no último século, com o aumento da população saindo do campo e vindo para a cidade, devido a industrialização no ano de 2000 cerca de 83% da população já habitava a zona urbana, com esse aumento significativo, o setor de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos sofreu um verdadeiro déficit, ou seja, o setor responsável pela limpeza não estava conta de todo o lixo que a população estava gerando, os locais de depósitos estavam cheios o que fazia muitas vezes os responsáveis por essas áreas criarem aterros sem preocupação com o solo, onde eram depositados todos os tipos de lixos da população em um único local, lixo hospitalar, industrial, pessoal, entre outros tantos. Estes mesmos além de prejudicarem a população em pleno funcionamento, ao serem depositados em locais impróprios podiam contaminar o solo e até mesmo lençóis subterrâneos.
O principal objetivo do Brasil ao sancionar a lei da PNRS,  conhecido como logística reversa, essa mesma tem como objetivo de facilitar o retorno de seus resíduos geradores para o tratamento ou reaproveitamento em novos produtos, um ponto importante é que as lojas e indústrias deverão estabelecer em seus produtos anúncios com a responsabilidade de cada um de seus produtos distribuídos para ser comercializados na cidades e interior.
Devemos dar grande importância para essa nova lei sancionada desde a assinatura de nosso ex presidente em 2011, pois essa lei irá gerar vários benefícios para a nossa sociedade em geral, se isso sair do papel claro, pois nosso país como dizem é mais lento que tropeiro de porco, podemos citar os principais objetivos da nova lei:
A não-geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos;
Destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos;
Diminuição do uso dos recursos naturais (água e energia, por exemplo) no processo de produção de novos produtos;
Intensificação de ações de educação ambiental;
Aumento da reciclagem no país;
Promoção da inclusão social;
Geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.

Através de todos esses pontos citados, temos que ter consciência que não devemos apenas esperar por nossos governantas tomaram base desse assunto e fazerem alguma coisa. Nós como cidadãos temos que ter a responsabilidade de jogar fora o lixo, mas com a consciência de que o mesmo está sendo depositada em locais próprios para ele, tanto como reciclável, reutilizável ou impróprio para ambos, e sim levados a sua destruição.
Nosso atual governo está investindo cerca  de 1,5 bilhão de reais para que o lixo seja reaproveitado  e reciclado para a melhoria das cidades brasileiras com implantação de coleta seletiva e cooperativa entre os catadores.
Um dos pontos negativos que me chama a atenção nesse plano do nosso governo, é que fazem cerca de um ano que essa lei já foi implantada ai me pergunto, por que não vemos nada disso mudar ainda? Reportagens e anúncios de televisão por que não é divulgada?
Será que nossos governantes esqueceram essa lei?
Outro ponto muito interessando que chama muito a atenção, foi este vídeo abaixo que mostra a realidade no nosso país, triste, mas é essa. Não acredito que essa mudança venha de imediato, pois o que o Brasil mais se importa a tempos é o futebol.



Autores de textos e artigos lidos: Carlos Américo /MMA – Albino Alvarez (Pesquisador do instituto de pesquisa econômica aplicada) – Izabella Teixeira ( Ministra do meio ambiente) -  Izabel Zaneti (Professora e pesquisadora do centro do desenvolvimento sustentável da universidade de Brasília)




Nome: GABRIEL FRANCO

2 comentários:

  1. De quem é esta postagem???? favor assinar para que seja feita a correção!

    ResponderExcluir
  2. A problematização que você faz da PNRS é muito interessante e pertinente, mas o formato do teu texto ainda deixa bastante a desejar. Leia com atenção e você verá quantos erros de concordância e palavras engolidas você encontra. Forma e conteúdo são duas dimensões complementares da mesma realidade. Por isso, Gabriel, procure ter um pouco mais de cuidado na elaboração da tua postagem. E reveja a forma de fazer as referências bibliográficas!

    ResponderExcluir