21 de jan. de 2013

O uso desenfreado dos recursos naturais



Fonte: Google Imagens
A descoberta da camada denominada pré-sal, representa um marco histórico no setor petrolífero brasileiro, com a descoberta do pré-sal vieram também muitas indagações: a respeito de sua extração, que inicialmente, é obvio apenas se preocuparia em obter lucro, a participação do estado na divisão dos lucros, a sua disponibilidade, enfim uma série questões, entre elas a ambiental, também precisavam ser refletidas minuciosamente.
Inicialmente vale destacar o que é este recurso tão abordado no momento, pré-sal é uma camada que possui inúmeras possibilidades de acumular gás natural e petróleo, ou seja, é um conjunto de rochas que foram se acumulando por milhares de anos e, estão abaixo de uma camada de sal que se formou posteriormente, por isso denominada de pré-sal.
A camada de pré-sal que pertence ao Brasil encontra-se situada numa faixa que vai do litoral de Santa Catarina até o litoral do Espírito Santo, ocupando uma área total de cerca de 800 km de extensão, conforme mostra a figura a seguir.
Fonte: Google Imagens
          O que vem provocando discussões a respeito da camada pré sal, é a divisão ou, a quem pertencem os lucros obtidos através da extração dessa fonte de energia, os tão comentados roayltys, a divisão dos lucros obtidos através da exploração da camada de petróleo no pré sal é para ser dividida de uma forma mais igualitária entre os estados, uma vez que atualmente o Rio de Janeiro possui cerca de 70% do total de royaltys do país, o que vem de certa forma deixando o estado dependente desta fonte de extração de energia.
 O petróleo é a fonte de energia mais importante que possuímos no sistema de produção atual, por isso a sua extração e seu manejo são tão cobiçados, já que os produtos originados por esta fonte são muito importantes para a movimentação da economia mundial.
        Acredito, no entanto, que a economia está começando, ou já se encontra, num ciclo de dependência em relação a extração de recursos naturais (que vale ressaltar são limitados), o petróleo certamente vai durar algumas décadas, e depois? É preciso antes de tudo que ocorra um penejamento do uso dessa fonte de energia, uma vez que o caminho que se está seguindo agora onde apenas se extrai, e a principal discussão é para ver quem fica com a maior parte dos lucros, não é o caminho que solucionara os problemas de disponibilidade bem como a substituição desta fonte de energia por uma fonte renovável que não acarrete danos tão fortes ao meio ambiente.

Fonte: Google Imagens
     Penso também, que a questão dos royaltys ainda precisa ser estudada delicadamente já que a divisão dos mesmos não está favorecendo a todo o território brasileiro de um modo igual, e se ocorrer uma nova divisão, certamente haverá resistência de alguns estados que já se encontram viciados nesta fonte de extração de capital, porém esse vicio é preocupante, já que os recursos são finitos.
Postado por: Jacson Dreyer Schumacher
Referências:
Sauer, Ildo. A importância do Pré-Sal no desenvolvimento do Brasil. Disponivel em: http://www.cartacapital.com.br/economia/a-importancia-do-pre-sal-no-desenvolvimento-do-brasill Acesso em: 20 de jan. 2013
Lima, Paulo Cesar Ribeiro. Os desafios, os impactos e a gestão da exploração do pre sal. Disponivel em: http://bd.camera.gov.br .Acesso em: 20 de jan. 2013
PORTAL BRASIL. Economia. Energia - Petróleo, gás natural e derivados. Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/petroleo-gas-natural-e-derivados>. Acesso em: 20 de jan. 2013.
Vieira, Paula. A exploração do pré-sal e o futuro brasileiro. Disponível em: < www.ufrgs.br/comunicacaosocial/jornaldauniversidade.htm>. Acesso: 20 jan. 2013.

2 comentários: