21 de jan. de 2013

Exploração Mineral, Economia Atual!



A exploração mineral vem crescendo cada vez mais do Brasil ao longo dos anos, por termos uma grande biodiversidade ela está ligada a propriamente o ‘desenvolvimento do’ pais. Um dos maiores atrativos por aqui é o Ferro sendo a sexta maior reserva do mundo. Mas atualmente um tema muito discutido é a questão do Pré-Sal. Este que por acaso vem rendendo muito pano pra manga!

Segundo o site Wikipédia diz que: ‘A descoberta de indícios de petróleo no pré-sal foi anunciada pela Petrobras em 2006. Em 2008 a Petrobras confirmou a descoberta de óleo leve na camada sub-sal e extraiu pela primeira vez petróleo do pré-sal. Um problema a ser enfrentado pelo país diz respeito ao ritmo de extração de petróleo e o destino desta riqueza. Se o Brasil extrair todo o petróleo muito rapidamente, este pode se esgotar em apenas uma geração. Se o país se tornar um grande exportador de petróleo bruto, isto pode provocar a sobrevalorização do câmbio, dificultando as exportações e facilitando as importações; fenômeno conhecido como "mal holandês", que pode resultar no enfraquecimento de outros setores produtivos como a indústria e agricultura. ’
site da petrobras



google imagens.
A partir da extração mineral são criados novos postos de trabalho e a economia cresce. Mas o que ela tem a ver com o meio ambiente? É essa uma grade discussão a ficar atento.
Parece claro que a grande importância por aqui é a economia e não o meio ambiente que vem sendo degradado. Essa é a realidade!

Segundo Eduardo de Freitas no site mundo e educação: A exploração mineral se tornou mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII, início do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria. Com o crescimento populacional mundial houve a necessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior desse tipo de recurso.

Se continuarmos nessa perspectiva onde vamos parar?! Esta retirada causa impactos ao meio ambiente (alterações dos cursos de água, aumento do teor do material sedimentado em suspensão, promovendo assoreamento,desmatamento, descaracterização do relevo,destruição da flora e fauna, entre muitos outros). Então é hora de analisar o que se pode fazer para minimizar os estragos causados.
Achei exemplos de procedimentos que podem ajudar como: a como cobertura vegetal, preservação de cursos d'água e da paisagem cênica, manutenção da flora e da fauna da região, controle sobre poluição sonora e disposição de rejeitos...(sitebiologico.blogspot.com.br)
Dá sempre pra fazer alguma coisa! 

Video interessante sobre extrativismo no brasil retirado do canal youtube: O Extrativismo no Brasil ainda é praticado de forma arcaica, apesar da queda brusca neste tipo de atividade. O extrativismo da biodiversidade já foi fonte grandes riquezas como a extração de borracha da seringueira e do cacau. O extrativismo mineral já foi carro-chefe da economia nacional no período do ciclo do ouro. Deus nos abençou com muitas riquezas na natureza que devemos extrair, sem com isso ter que degradar o meio-ambiente.(Texto do escriba Valdemir Mota de Menezes)


Referências:

PETROBRAS. Energia e Tecnologia. Disponivel em: <http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/presal/> Acesso em 21 jan. 2013.

EDUARDO DE FREITAS. Extração mineral e os impactos ambientais. Disponivel em <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/extracao-mineral-os-impactos-ambientais.htm> Acesso em 21 jan. 2013.

http://sitebiologico.blogspot.com.br/2007/11/impactos-ambientais-provocados-pela.html> Acesso em 21 jan. 2013.

Postado por Lucélen Popoaski

Um comentário:

  1. Postagem bem legal, mas precisa corrigir um equívoco do início do texto: "A exploração mineral vem crescendo cada vez mais do Brasil ao longo dos anos, por termos uma grande biodiversidade". Você deve ter se enganado na hora de escrever, já que a biodiversidade não tem nada a ver com exploração mineral.

    ResponderExcluir