14 de jan. de 2013

Energia elétrica e o meio ambiente


 Para ser gerada a energia elétrica passa por processos que atingem fatalmente o meio ambiente. Com o aumento desmedido do seu consumo e a manutenção de sua forma tradicional de obtenção, cria-se sérios riscos  para vida em nosso planeta.
             Existem várias fontes para obtenção da energia elétrica. Entre elas: o sol, o vento, as águas, a geotermia, as marés, as correntes marinhas, a nuclear, a lenha, o bagaço da cana, o carvão, o gás natural, óleo diesel entre outros.
            Muitas dessas fontes são renováveis e causam poucos impactos ao meio ambiente, outras, ao contrário, são muito impactantes, assim como as linhas de transmissão, que ocupam faixas contínuas de terras e desfiguram as paisagens.
           No Brasil, a eletricidade é predominantemente hidráulica, mas é gerada também em termoelétricas que utilizam carvão mineral, óleo combustível e fissão nuclear.
            Os impactos causados pela energia elétrica, quase não são percebidos, pois as transformações ambientais ocorrem antes que a energia chegue até nós.

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR USINAS HIDRELÉTRICAS
-         Alteração nos recursos hídricos
-         Interferência no clima local
-         Indução de sismos
-         Interferência nos solos e recursos minerais
-         Interferência na qualidade das águas
-         Interferência na vegetação
-         Interferência na fauna aquática
-         Interferência na fauna terrestre e aérea
-         Interferência nas populações: mudanças de cidades, benfeitorias, empresas
-         Interferência nos aspectos rurais
-         Interferência na economia
-         Interferência na saúde pública, saneamento, habitação, educação, infra-estrutura
-         Interferência nas comunidades indígenas, grupos étnicos
-         Interferência no patrimônio cultural.

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR USINAS TERMELÉTRICAS

-         Emissões aéreas de material particulado: problemas respiratórios, interferência na fauna e flora, cheiro irritante, efeito estético ruim
-         Emissão de óxidos de enxofre: problemas respiratórios, cardiopulmonares, interferência na fauna e flora, acidificação de chuvas
-         Emissão de dióxido de carbono: contribuição para o efeito estufa
-         Emissão de óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e monóxido de carbono: chuvas ácidas
-         Percolação das águas das chuvas nas áreas de estocagem: contaminação do lençol freático, dos cursos de água, elevação do ph, metais pesados, sólidos dissolvidos
-         Sistemas de resfriamento da águas:  interferência na fauna e flora aquáticas
-         Sistema de remoção das cinzas pesadas
-         Resíduos sólidos do processo: minas e usinas
-         Pirita

Noticia
 A queda de luz em  decorrência da grande utilização de aparelhos para minimizar as altas temperaturas.
No último dia 10, houve reunião de Sindilojas Canoas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeitura do município com a AES Sul para discussão acerca do problema de excesso de demanda de energia elétrica em muitas lojas do centro, pelo uso de muitos aparelhos para resfriamento de ambientes, como ar-condicionado, em decorrência das altas temperaturas, conforme o presidente do Sindilojas, Itamar Tadeu Barboza da Silva. “Temos preocupação em relação a estragos nos aparelhos e pelo fato de que a energia que está sendo utilizada é cerca de três vezes maior do que o que era comportado anteriormente em relação à energia”, diz Tadeu.
O presidente do Sindilojas afirma que a situação mais crítica de excesso de demanda de energia elétrica encontra-se no Calçadão e que muitos comerciantes temem a ocorrência de um curto circuito e possíveis incêndios. “Já pedimos às pessoas das lojas que façam uma redução do uso de ar-condicionado para evitar esses problemas que geram riscos à população”, fala.
Segundo Tadeu, a avenida Victor Barreto, rua Muck e parte da Guilherme Schell também apresentam uma grande demanda de energia elétrica. “Muitas vezes acontecem quedas de energia devido a excesso de aparelhos utilizados ao mesmo tempo. Há o risco de um superaquecimento. A AES Sul disse que tomaria providências. Futuramente devem ser colocados novos transformadores em algumas localidades, para melhorar a situação”, diz Tadeu. O presidente do Sindilojas pondera, também, a importância de uma maior fiscalização de autoridades sobre a qualidade das fiações, a fim de averiguar se as mesmas não estão muito antigas e inadequadas à segurança da população. ( o timoneiro coragem para informar, desde 1966 Canoas, RS Segunda, 14 janeiro 201316:55 Ondaweb 30° C°).
Opinião
O consumo de energia é um grande desafio, pois tudo que nos cerca envolve a energia, entre as formas de energia que nos consumimos a elétrica é a mais utilizada e importante em relação aos hábitos de consumo que temos, como pra a energia de nossos eletrodomésticos, como computador, geladeira, frízer, TV, radio enfim os que precisam de energia para funcionar, e hoje vivemos em uma atualidade de consumismo onde ter mais é melhor e para ter precisam de energia e por isso ninguém quer ficar se energia  e diante disso ficamos nas mãos de um sistema que independe de nós para promovermos a energia precisa. Economizar energia é fundamental, apagar a luz quando não se esta usando é uma boa atitude, chuveiros elétricos consomem muita energia, uma boa solução é substituímos por aquecimento solar ou diminuir o tempo de banho; outra solução é trocar todas as lâmpadas pelas mais econômicas como as LED ou florescentes, geladeiras que consomem menos energia.
Fazer um projeto de energia solar nas residências, mesmo assim ainda não é o suficiente para garantir uma autonomia se faz preciso investir mais em produção energética alternativa, sem que seja preciso desmatar e inundar grandes ares de florestas para implantação de hidrelétricas, causando danos irreversíveis para o meio ambiente e conseqüentemente alterando todo o ecossistema natural e regional como é o caso das hidrelétricas que estão sendo construídas  nos rios da Amazônia.
A energia eólica e solar precisam ser implantadas com máxima urgência nas cidades e procurar outra forma de se obter energia que não destruam tanto como as hídricas e de biomassas, apostar no bom senso dos cidadõens   para diminuir significativamente o consumo de energia elétrica, cada um fazendo a sua parte, com certeza teremos menos impactos ambientais e climáticos nas próximas gerações.

Referências
 Disponível em O Timoneiro coragem para informar, desde 1966 Canoas, RS Segunda, 14 janeiro 201316:55 Ondaweb 30° C°)
Disponível em impactos provocados por Usina hidrelétrica<  http://riopardovivo.org/2012/04/impactos-provocados-por-usinas-hidreletricas/> acesso em 14 de janeiro de 2013.
Disponivel em estúdio blog< http://qicstudiografico.blogspot.com.br/2012/01/impactos-ambientais-em-usinas.html> acesso em 14 de janeiro de 2013.
Postado por: Angéli Aline Behling

2 comentários:

  1. Gostei deste método de você trazer a reportagem e depois separar a parte do comentário. Fica informativo e didático ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir