21 de jan. de 2013

O Petróleo e o Pré-Sal


O Brasil é um dos países do mundo com mais reservas minerais do mundo. Com isso, a extração desses recursos minerais ao longo dos anos foi se tornando uma opção de renda para famílias e corporações. Porém essa extração, causa uma série de impactos ambientais, como por exemplo, alteração dos cursos d’água, desmatamento, etc.
Um dos recursos mais explorados, não só no Brasil, como no mundo, é o petróleo. Esse mineral é encontrado em alguns bolsões, em grande profundidade, tanto em terra firme como também abaixo do fundo marinho. No Brasil é mais comum ser encontrado o petróleo no ambiente marinho do que terrestre.
A exploração do petróleo no Brasil gera milhões de dólares para o país, devido à suas grandes reservas de petróleo. Com isso, dizemos que o Brasil é “auto suficiente” em petróleo, ou seja, o Brasil é capaz de produzir todo o petróleo de que necessita. Porém, o Brasil continua importando milhares de barris de petróleo de outros países. 
Recentemente, fora descoberta a produção de petróleo na camada Pré-Sal, que fica aproximadamente a 7 mil metros de profundidade. Esse recurso ocorre mais predominantemente na Bacia de Santos e no Rio de Janeiro, e alavancou a produção de barris de petróleo. 
Aqui uma imagem com as áreas de exploração e as empresas das quais são responsáveis:

Com a descoberta desta camada, houve uma alavancada no desenvolvimento tecnológico nessa área, por essa necessário haver novas tecnologias para poder se explorar esse petróleo em áreas tão profundas.
Porém, como toda exploração de mineral, explorar o pré-sal pode trazer impactos ambientais. Um problema que mais preocupa os ambientalistas, e seguidamente vemos na mídia, é o vazamento de petróleo no mar, o que pode se tornar um fato, se não for investido em equipamentos preparados para a pressão nestas profundidades. Segundo o geólogo John Amos, as empresas e os governantes devem ser claros e transparentes com a população em relação a problemas e a possíveis vazamentos, e será necessário desenvolver um plano de ação eficiente se esses vazamentos vierem a acontecer.

Tendo em vista essas informações, podemos ver que a descoberta do pré-sal e de toda essa nova tecnologia que o Brasil vem desenvolvendo, vai alavancar o país economicamente e proporcionará uma grande participação na bolsa financeira internacional, porém, os impactos 

Referências:

EBERSPACHER, Gisele. Problemas do pré-sal: entrevista com John Amos. UOL. 24 set. 2012. Disponível em: <http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2012/09/24/problemas-do-pre-sal-entrevista-com-john-amos/> Acesso em: 19 de janeiro de 2013
SOARES, Pedro. Exploração do pré-sal traz mais riscos. Folha de S. Paulo. 25 março 2012. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1066916-exploracao-do-pre-sal-traz-mais-riscos.shtml> Acesso em: 20 de janeiro de 2013
GOMES, Maxwell. Impactos ambientais provocados pela exploração mineral. Site Biologico. Disponível em: <http://sitebiologico.blogspot.com.br/2007/11/impactos-ambientais-provocados-pela.html> Acesso em: 20 de janeiro de 2013.
PACIEVITCH, Thais. Recursos minerais. Info Escola. Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/recursos-minerais-do-brasil/ Acesso em: 21 de janeiro de 2013

Postado por: Ricardo Stedile




Um comentário:

  1. Se os impactos da exploração do petróleo ficassem limitados aos riscos de vazamento, poderíamos nos dar por muito satisfeitos. Penso que o maior problema são justamente os impactos socioambientais indiretos que decorrem da exploração petrolífera. Vamos vender petróleo para gerar "desenvolvimento" e o que fazemos com este desenvolvimento que é cada vez mais desigual? Vamos produzir mais carros, prédios e eletroeletrônicos, que vão precisar de mais combustíveis e energia, gerando uma demanda por um aumento infindável de exploração... Me parece que, como disse a Adriane em sua postagem, nossa maior desgraça é nossa riqueza!

    ResponderExcluir