21 de jan. de 2013

Desenvolver com Preservação


O Brasil é um país em que a natureza foi generosa quando se trata de diversidade e qualidade dos recursos minerais presentes em todo o seu território, sendo esses recursos essenciais atualmente na manutenção e sustentação de cidades e da população, não somente brasileira, mas como em todo o mundo. No país são explorados mais de 55 tipos de minerais, sendo entre eles o ferro (mineral mais exportado), a prata, o cobre e o carvão, por exemplo. Mas a grande discussão presente hoje em encontros de geólogos, biólogos e profissionais que trabalham a relação da natureza e o homem, é como os recursos minerais são extraídos, os impactos causados na pós-extração e as ações para minimizar futuros desastres ambientais. O homem sempre dependeu e sempre dependerá da natureza para desenvolver suas atividades, ou seja, causar danos à ela, afetará na qualidade de vida de muitas pessoas.
Vejamos um exemplo de extração de recursos minerais, e as ações para minimizar impactos no pós- extração:

Mina de Candiota, disponível em:
 http://www.crm.rs.gov.br/conteudo/858/?Mina-de-Candiota
Mina de Carvão, Candiota – RS

A mina de carvão em Candiota-RS suporta a maior reserva de carvão mineral em todo o Brasil, tendo como principal finalidade a geração de energia elétrica através da uma Usina Termoelétrica, que é integrada ao sistema nacional de energia e distribuída a todo o país. Em uma viajem de campo à mina em 2011 pela turma de geografia da UFSM, foi perguntado ao instrutor que mostrava as atividades desenvolvidas para extração do carvão, como ficavam as áreas que já tinham sido   exploradas. A resposta dele foi: a empresa investe na plantação de eucaliptos, para minimizar os danos da extração. Para um leigo no assunto, diria que a empresa estava fazendo um grande trabalho em beneficio da natureza, mas para pessoas que tem as informações sobre ações “benéficas” (eucaliptos são usados na produção de papel e carvão de churrasco, por exemplo) mas com segundas intenções, vê a ação do capitalismo mascarada, ou seja, não basta extrair, devemos ganhar mais dinheiro através da política de “Empresa Sustentável”.  
Com base no exemplo acima, nos parece que o Estado está preocupado somente com produção e o capital ganho sobre as atividades desenvolvidas em extrações, e não ficará as condições para que a natureza se recupere, sendo esse um processo natural. 

E o Petróleo? Obviamente o petróleo é muito importante para o Brasil, pois além de desenvolver e estimular a economia da nação, está presente na fabricação de qualquer tipo de produto que utilizamos diariamente. Com o Pré- Sal, reserva de Petróleo descoberta em 2007 pela PETROBRAS, surge uma nova discussão entre os estados da federação, de como ficará a distribuição dos royalties do petróleo do Pré- Sal. É importante o dinheiro vindo do petróleo para os estados brasileiros, pois ajuda no desenvolvimento do mesmo, mas quando se discute formas alternativas de substituir o petróleo (fonte não renovável por fontes renováveis), parecem omitir-se. Os grandes impactos negativos causado pelos derivados do petróleo, estão presentes no dia-a-dia da população e que precisam ser acompanhados por órgãos fiscalizadores.
Explorar a natureza é normal e essencial para a sobrevivência dos seres humanos, mas que, no entanto parece que o homem está ultrapassando os limites, ou seja, retiram o que a natureza oferece e que não são capazes de minimizar os impactos e estimular políticas de preservação que verdadeiramente funcione.   

Referências 

Minerais metálicos: Ocorrência e exploração no Brasil,  disponível  em:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/minerais-metalicos-ocorrencia-e-exploracao-no-brasil.htm

Qual o futuro da exploração mineral no Brasil?, disponível em:
http://www.rvambiental.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=349:qual-o-futuro-da-exploracao-mineral-no-brasil&catid=4:interatividade&Itemid=4

Mineração de Carvão no Brasil, disponível em:
http://www.infoescola.com/geografia/mineracao-de-carvao-no-brasil/

Carvão Mineral, disponível em:
http://www.cprm.gov.br/coluna/carvaomineral0.html

Recursos Minerais do Brasil
http://www.infoescola.com/geografia/recursos-minerais-do-brasil/

Postado por: Vinicius Silveira dos Santos

Um comentário: