15 de jan. de 2013

Produção x consumo


A produção energética no brasil é quase que exclusivamente de origem hidrelétrica, ou seja, provém das forças das águas. Com isso, quando temos uma época de estiagem no país, e os reservatórios tem o seu nível de água reduzido, vem o constante medo de uma blackout no Brasil.
Na última década uma série de apagões deixou a população e os governantes alarmados sobre uma possível crise energética, mas será que estamos mesmo enfrentando essa crise?
Segundo o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o Brasil não está passando por uma crise energética, “Ficou a tranquilidade reiterada de que o país possui o estoque de energia firme, seguro e em condições de atender a todas as nossas necessidades”. O Ministro ainda falou que há uma desinformação sobre o assunto de racionamento de energia no país. 
Porém, se analisarmos de outro ponto de vista essas afirmações do Ministro, podemos entender como uma forma de fazer a população consumir mais, e quem sabe, aceitar de bom grado o término das usinas que estão em fase de construção, sem nenhum tipo de questionamento sobre a necessidade das mesmas.
Conforme estudos mostram, o consumo de energia no Brasil, apenas no mês de Setembro de 2012 atingiu 37,6 mil GWh. Isso demonstra um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano de 2011.
Crédito facilitado e o aumento da renda familiar são uma das causas de aumento de consumo. Mais lares brasileiros estão adquirindo equipamentos e derivados que precisam de energia elétrica para funcionar. 
A única solução viável para diminuir esse consumo seria a conscientização da população de usar de uma forma mais sustentável esses recursos que possuímos. 






Postado por: Ricardo Stedile


Referências:

Consumo de Energia Elétrica Cresce 1,8% em Setembro, diz EPE. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/10/consumo-de-energia-eletrica-cresce-18-em-setembro-diz-epe.html>. Acesso em: 12/01/13

Crise Energética: Disponível em <http://poupa-dinheiro-salva-planeta.webnode.pt/a-economia/crise-energetica/> Acesso em: 12/01/13

Crise Energética de Hoje Não Tem a Ver com de 2001, diz Ex-Ministro. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/economia/crise-energetica-de-hoje-nao-tem-a-ver-com-2001-diz-ex-ministro/> Acesso em: 14/01/13

As Vítimas Econômicas da Crise Energética. Disponível em: <http://g1.globo.com/platb/thaisheredia/2013/01/09/as-vitimas-economicas-da-crise-energetica/> Acesso em: 15/01/13

Ministro de Minas e Energia diz que notícias sobre desabastecimento são equivocadas. Disponível em: <http://portal.comunique-se.com.br/index.php/editorias/3-imprensa-a-comunicacao-/70595-ministro-de-minas-e-energia-diz-que-noticias-sobre-desabastecimento-sao-equivocadas.html> Acesso em: 15/01/13





Um comentário:

  1. Informações super interessantes, mas me parece que o texto poderia ter sido discutido de uma forma um pouco mais aprofundada.
    Haverá um pequeno desconto no item "recursos" em função do atraso!

    ResponderExcluir