14 de jan. de 2013

PRECISAMOS DE UMA NOVA REVOLUÇÃO

Fonte; brasilescola.com

Nossas necessidades impulsionam mercados, movem indústrias, modificam leis, estimulam movimentos sociais. Precisamos de energia para manter tudo isso em movimento, que caminhos nos levam ao equilíbrio perfeito entre consumo, produção energética e sustentabilidade? Que caminhos garantem a sustentabilidade energética de um país como o Brasil que consome cada vez mais, estamos nesse caminho?
Fonte:caranguejo.com.br
A partir dos anos 70 em consequência de grandes desastres ambientais e com a primeira crise energética, a questão ambiental tornou-se relevante no cenário internacional, as principais questões eram as consequências de uma crise energética mundial, o impacto ambiental gerado pelo consumo de energia fóssil, as previsões de crescimento das populações  e o inevitável crescimento das cidades e a sua demanda por recursos. Segundo o professor de Engenharia Mecânica George Santos Marinho da UFRJ, é possível utilizar a energia de forma mais racional, mas é necessário além de dispor dessa fonte, também mudar a pessoa que usa, ou seja, não adianta ter a fonte e não saber usar. É de se esperar que escritórios de engenharia e arquitetura, órgãos públicos e privados interessados em qualidade ambiental e eficiência energética passem a adotar novas tecnologias como: instrumentos a serviço da qualidade do ambiente construído, dos confortos da condição de trabalho e bem estar da sociedade, contribuindo para solucionar a crise energética ambiental no mundo.
Temos que pensar a questão energética em dois planos: quantitativa e qualitativa. Na primeira quando há um aumento da demanda por qualquer produto básico de produção mundial, os preços se elevam, mas devemos pensar até quando esse modelo de produção, esta máquina, esse sistema capitalista vai conseguir se manter baseado nos combustíveis fósseis e que tem poluído cada vez mais, outro aspecto da crise energética , se ela realmente existir, é a qualitativa referindo-se a questão ambiental e as mudanças climáticas. Apesar das novas descobertas, como por exemplo, o Pré-sal, as reservas do mundo como a de petróleo, são finitas o que acontece é que a curva da demanda cresce mais rápido que a produção, fazendo com que o Pré-sal seja uma coisa mínima, comparada ao mundo, havendo um esgotamento e um colapso do sistema baseado nesse tipo de energia. Apesar de existirem questionamentos de alguns poucos cientistas há quase um consenso no meio científico segundos os relatórios do IPCC (painel governamental das mudanças climáticas da ONU) tem mostrado que as mudanças climáticas são um fato ameaçador e a resposta e enfrentamento desse problema deve ser urgente, mesmo se hoje parasse ou mudasse o padrão de combustíveis fósseis para outro tipo de energia que não levasse a combustão, o efeito do que foi feito até hoje já seria sentido por mais  50 anos, dai então surgem as soluções de emergência , e o uso de energia renovável vem a tona na mídia, como a solar e a eólica, porque são energias limpas mas lamentavelmente caras, mas é uma opção melhor do que por exemplo outra energia considerada limpa como a energia hidroelétrica mas que tem um efeito de degradação ambiental e devastação como a de Belo Monte que até podem sair agora um pouco mais baratas em relação a solar, mas  o custo ambiental a longo prazo  é muito alto, dai devemos pensar, o baixo custo agora, ou as consequências lá na frente?
Fonte: cienciasnaedem.blogspot.com
Não é que o governo não esteja fazendo nada, segundo o economista Romério Paulino da UFRN,foram leiloados até o ano passado, 140 novas usinas ou plantas para a implantação de energia eólica no Brasil, principalmente nos Estados do norte, demonstrando investimentos nessa questão,  apesar disso a parcela do país na produção energética mundial, não chega a 2%, países muito menores como a Espanha, em termos de área estão muito na nossa frente, mas o esforço do governo é muito pequeno, então a opção do governo nesse momento em degradar o meio ambiente e todos os rios como Belo monte poderiam ser investidos em outra fonte.
Postado por:  Jonas Gomes Machado

Referências:

SÃO FRANCISCO, Portal, disponível em ://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/crise-de-energia/crise-de-energia.php.

TERRA. Notícias. Crise Energética. Disponível em:<http://www.terra.com.br/noticias/energia/crise/brasil.htm>. Acesso em: 14 de jan. 2013.



Um comentário: