21 de jan. de 2013

Recursos minerais e pré-sal


Com o mundo atual está em crescimento econômico e industrial, e isso no Brasil não é diferente, e para esse crescimento ocorrer é necessários vários recursos minerais para gerar fontes necessárias para dar suporte ao crescimento, e nesse quesito o Brasil vai muito bem obrigado, porem o que está acontecendo é que a extração desses recursos naturais está subindo num ritmo muito descontrolado e de forma não sustentável.
Os produtos originários desses minerais são de grande valia para nossa sociedade, provavelmente varias pessoas para não dizer todas, não conseguiriam viver sem esses produtos derivados dos minerais, mas o que acontece é que nós devemos se conscientizar que essa extração está ocorrendo de uma forma não sustentável, onde empresas se preocupam com o lucro e não se preocupando com os danos ambientais
Para se ter um exemplo, ocorreu uma viagem de campo da disciplina de estratigrafia da Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2011, onde na oportunidade visitamos as minas de Candiotá, onde é extraído carvão e utilizado para energia elétrica do estado, até aqui tudo bem energia para nós, o problema que a recuperação que eles fazem da área extraída já que as leis ambientais exigem isso, a recuperação é dada na plantação de eucaliptos e até onde isso é bom? Realmente eu não sei provavelmente antes o que havia ali não eram eucaliptos.
                                                                                                      Gráfico derivados de Petróleo  
         Fonte: http://dc336.4shared.com/doc/hjmj_DIB/preview.html
Os minerais mais extraídos e até pela sua importância é o carvão, calcário, petróleo e vários outros. Como todos sabem o petróleo é o mais importante, segue ao lado os principais derivados do petróleo: 

Pelo gráfico acima podemos perceber o quanto é importante o petróleo, por proporcionar vários derivados, que utilizamos no dia a dia, sabendo que o petróleo é um produto mineral não renovável, outras fontes vão surgindo.
Porem no ano de 2008 ocorreu uma descoberta que mudara o país em questão da extração de petróleo que foi à descoberta do pré –sal. Sendo assim com essa nova descoberta o país dobra a durabilidade, sendo de 20 anos para 40, já que hoje possui 14 bilhões de barril a mesma quantidade que a área do pré-sal possui. Sendo assim podemos alcançar a oitava posição do ranking de maiores produtores de petróleo, a qual hoje ocupamos a 16°.
No gráfico abaixo mostra o quanto a produção de petróleo subiu nos últimos anos:
                                Gráfico da produção e consumo de petróleo no Brasil 
Disponível em:  http://www.primeiramao.blog.br/uploads/usuario/image/JULHO/tabela2.jpg
Podemos ver no gráfico acima o quanto o Brasil aumentou a sua produção, desde 1970, sendo que em 2007 tendo maior produção que o próprio consumo, onde até 2006 sempre foi o inverso, isso se da graças a tecnologia que o Brasil vem investindo e a grande empresa Petrobras, empresa estatal criada no governo de Getúlio Vargas, sendo ela responsável por 70% da extração total do petróleo segundo ANP ( Agencia Nacional de Petróleo ).
Agora vemos que temos grande potencial nos minerais, cabe a nós exigir que o governo invista esse dinheiro na educação, saúde, em pró da sociedade, que realmente ajude as pessoas que necessitam desse dinheiro, também esperamos que o Brasil pudesse adotar políticas de gestão ambiental que realmente ajude o meio ambiente, onde possamos explorar os recursos naturais de forma sustentável, possamos fazer reciclagem dos produtos derivados dos recursos, e fazer projetos que tragam algum lazer nas áreas que já foram explorados.
  Referencias Bibliográficas
ESTRELLA, G, O. Pré-sal: sua importância e os desafios que se apresentam às Geociências. Campinas, setembro 2011. Texto disponível em: http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v7_1/pdf-v7_1/TD_7-1-editorial.pdf < acessado no dia 21 de janeiro de 2013.

DPNM. Plataforma Continental a última fronteira da mineração brasileira. Brasília, 2011. Texto Disponível em: http://www.dnpm.gov.br/mostra_arquivo.asp?IDBancoArquivoArquivo=5579 acessado no dia 21 de janeiro de 2013.

MOSCOGLIATO, M. Exploração de recursos minerais: questão ambiental ou patrimonial? São Paulo, 2011. Texto disponível em: http://www.moscogliato.com.br/artigos/artigos/Exploracao%20de%20Recursos%20Minerais.pdf < acessado no dia 21 de janeiro de 2013.

 Postado por: Cleiton Luis Froelich  

Um comentário:

  1. Teu argumento está muito bom, e o segundo gráfico realmente interessante, mas precisa cuidar um pouco mais da qualidade do texto escrito. Há muitos erros de sintaxe, o que acaba comprometendo um pouco a qualidade do texto.

    ResponderExcluir