7 de jan. de 2013

Lixão agora é crime federal


Uma análise de uma das mais importantes leis ambientais do Brasil que foi aprovada no Congresso, o que mudará na nossa cidade, no nosso país?
 Quem lançar resíduos perigosos na natureza pode ir para a cadeia. Os novos caminhos para a reciclagem e das cooperativas de catadores, sinal verde para o aproveitamento energético do lixo, segundo especialistas , o resíduo não vai mais para o aterro terão que ser processados antes da sua destinação final, os impactos de qualidade de vida, saúde serão muito grande.
O Brasil está perdendo a guerra para o lixo, cerca de 60% dos municípios despejam seu lixo em céu aberto, em 2009 quase a metade de todo o lixo do país foram descartados de forma inadequada, 22 milhões de toneladas de problemas, o resultado disso nós já conhecemos, contaminação do solo, das águas, do ar, proliferação de doenças, catadores que se misturam perigosamente com o lixo. Mas essa realidade esta com os dias contados, depois de 21 anos tramitando no Congresso Nacional a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada, já temos um marco regulatório para o lixo, uma oportunidade de trabalhar a conscientização da população, da organização e operação de coleta seletiva observando cada papel, seja do catador, da prefeitura do setor empresarial e atrair assim investimentos, porque hoje temos leis diferentes em Municípios e em Estados que dizem coisas diferentes gerando uma instabilidade entre esses meios e dificulta aos investimentos, tendo agora um marco regulatório nacional e atrair investimentos mais tranquilos a longos prazos.  
Um conjunto de disposições que vem para regrar a gestão de resíduos sólidos no país, trazendo diretrizes, princípios, métodos, indicações e punições para aqueles que não cumprirem seus termos com relação à gestão e ao manejo desses resíduos.
O QUE MUDA DAQUI PARA FRENTE?
O município tem quatro anos para corrigir o problema elaborar um plano de ação, que já existia também para água e esgotos, essa lei reforça a obrigatoriedade. Para os municípios mais pobres, uma dica do especialista é a solução integrada com consórcios com outros municípios, caso este temos o município de Nonoai-RS, norte do Rio grande do Sul , que em parceria com outros municípios da região fazem a coleta, transporte dão o destino necessário para o lixo, o dinheiro com os recicláveis é divido entre as cidades, mas lembrando que só foi feito isso por causa da pressão dos órgãos ambientais com esses municípios, que a partir de agora, não seja necessário a cobrança maciça dos órgãos e que as pessoas se conscientizem e se responsabilizem pelo seu lixo.

POSTADO POR:  Jonas Gomes Machado

Referências:
  Ecodesenvolvimento. NoticiasPolítica Nacional de Resíduos Sólidos é sancionada em Brasília. Disponível em:<http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/politica-nacional-de-residuos-solidos-e-sancionada#ixzz2HELLXBsr>. Acesso em: 07 jan. 2013.

Política Nacional de Resíduos Sólidos. Agora é lei – Novos desafios para poder público, empresas, catadores e população. Disponível em: <http://www.cempre.org.br/download/pnrs_002.pdf>. Acesso: 7 jan. 2013.

Um comentário:

  1. Sua postagem trás algumas questões bem pertinentes da nova PNRS; todavia, o texto se apresenta bastante "truncado", o que dificulta uma leitura corrida. Outra questão é que persiste a falta de referência às fontes de onde saem as informações. Veja, por exemplo, quando você afirma: "uma dica do especialista é a solução integrada com consórcios com outros municípios". Que especialista é esse? Isso, seguramente, estava no contexto de alguma reportagem lida, mas com a qual você não dialoga no teu texto.

    ResponderExcluir