20 de jan. de 2013

Desenvolvimento baseado em impactos ambientais

       A Petrobras anunciou, no ano de 2007, que havia extraído petróleo de boa qualidade a 180 quilômetros da costa e 7 mil metros de profundidade, logo abaixo de uma espessa camada de sal, indicando também estimativas, ao longo da faixa que se estende do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina que poçam existir de 70 a 100 bilhões de barris de óleo leve, isto é, petróleo que necessita de pouco refinamento, e também reservas de gás natural. Diante disso surgem também questionamentos referentes aos problemas (que pouco vemos comentar) e benefícios (que são super divulgados) e que tal descoberta trará ao país.
        Tal descoberta colocou o Brasil diante da perspectiva de se tornar um grande exportador mundial, já que o petróleo e seus derivados tornaram-se, ao longo do século XX, não só a principal fonte primaria de matriz energética, mas também um instrumento para quase todos os setores industriais. Assim o Brasil torna-se um país de importância geopolítica e aumenta sua participação no comércio internacional. Porém, ao mesmo tempo em que tais descobertas de petróleo provocam acentuado desenvolvimento econômico e social no país provocam também altíssimos impactos ambientais, por isso é de suma importância que a cadeia produtiva do petróleo seja submetida a uma rigorosa e eficaz legislação em proteção ao meio ambiente.
        Outro aspecto que podemos destacar, além do alto impacto ambiental (por diversos fatores) causado pela exploração/uso do petróleo é que este é um recurso finito. Assim a busca por fontes alternativas tornou-se frequente conforme observamos nos gráfico abaixo. Este indica que em 1973, o petróleo representava aproximadamente 46% da matriz energética mundial, já em 2006 nota-se um recuos graduais, chegando então a aproximadamente 34%, segundo a International Energy Agency (IEA). Isto nos mostra, por exemplo, a necessidade da redução desta dependência do petróleo. 
        É claro que a utilização do petróleo e de outras fontes energéticas é de grande importância para o desenvolvimento da sociedade, porém o que presenciamos, na maioria das vezes, é uma exploração inadequada sem qualquer preocupação com a agressão ao meio ambiente e os impactos que isto trás a área utilizada. Uma das justifica utilizadas para tais ocorrências é o sistema produtivo que estamos inseridos, o qual visa e se preocupa somente em usufruir ao máximo do que precisa e lucrar com isso. 
        Apesar disso, acredito que é não possível um desenvolvimento sem a exploração dos recursos naturais, os quais causam impactos ambientais, porém creio que basta os empreendedores quererem é possível associar esse desenvolvimento a uma “questão mais sustentável”, isto é, onde se tenha o mínimo de agressão possível ao ecossistema e uma melhor utilização melhor dos recursos naturais. Mas para isso é necessário, que os “órgãos competentes” melhores significativamente sua preocupação e seu desempenho diante ao meio ambiente, proporcionando e cobrando mudanças neste cenário de explorações e caos ambiental. 

Sugestão de Vídeo

Referências Bibliográficas 

ATLAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (Aneel). Disponível em: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par3_cap7.pdf. Acesso: 20 jan. 2013.

Blog Biologia Virtual. Impactos Ambientais Provocados pela Exploração Mineral. Disponível em: < http://sitebiologico.blogspot.com.br/2007/11/impactos-ambientais-provocados-pela.html>. Acesso: 20 jan. 2013.

Observatório do pré-sal e da indústria extrativista mineral. Disponível em: < http://www.observatoriodopresal.com.br>. Acesso: 20 jan. 2013.

Vieira, Paula. A exploração do pré-sal e o futuro brasileiro. Disponível em: < www.ufrgs.br/comunicacaosocial/jornaldauniversidade/113/pagina5.htm>. Acesso: 20 jan. 2013.

YOUTUBE. DESENVOLVIMENTO A FERRO E FOGO NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedde-d&v=5--nTG9q0A4#! >. Acesso: 20 jan. 2013.

Postado por: Patrícia Ziani

Um comentário:

  1. Muito boa postagem, mas precisa corrigir alguns probleminhas:
    - não é "poçam", e sim "possam"
    - você diz: "conforme observamos nos gráfico abaixo", só que o gráfico acabou ficando acima!
    - referindo-se ao gráfico, você diz: "o petróleo representava aproximadamente 46% da matriz energética mundial, já em 2006 nota-se um recuos graduais, chegando então a aproximadamente 34%". Não é isso que o gráfico mostra. O que deve ter ocorrido é que tua informação é sobre a participação do petróleo no total de produção de energia, enquanto que o gráfico que você colocou se refere à participação do petróleo na geração de energia elétrica apenas.
    - Há um "melhor" a mais em "uma melhor utilização melhor dos recursos naturais"
    - o vídeo está show, mas você poderia ter comentado um pouco sobre ele. Ficou meio desconectado do resto do texto!

    ResponderExcluir