7 de jan. de 2013

É fundamental o PNRS para o Brasil


Com a aprovação da lei que instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil em 2010, trouxe ao meio ambiente um grande alívio, tratando-se da sobrecarga de lixos depositados em locais impróprios, como em beira de rios e em florestas, por exemplo, atingindo gravemente a natureza. O incentivo a reciclagem de lixos e/ou resíduos que diariamente são jogados pela população das grandes e pequenas cidades brasileiras, não torna somente a cidade mais limpa, mas também influi na qualidade de vida das pessoas.  O PNRS proposto pelo governo federal, traz como uma das metas, o fim dos lixões a céu aberto e que sejam extintos até 2014 das cidades brasileiras, sendo esses locais um grande problema, não somente ambiental como também social. Hoje nas cidades, não há ainda um certo controle sobre o destino de muitos resíduos que saem das atividades diárias da população, sendo as vezes notável em rios, campos e florestas, por exemplo, a concentração de lixos sendo descartados depois de usados.

A grande parte das cidades no Brasil possuem lixões a céu aberto, locais onde há grandes ataques à natureza, desde o impacto de resíduos na qualidade do ar quanto ao impacto no solo, por exemplo. Não podemos nos esquecer de que pessoas tiram o sustento de suas famílias com a venda de latinhas, papelões e outros objetos, que são resíduos que saem de nossas casas, empresas, indústrias e etc. Mas se o governo ou órgãos competentes acabassem com esses lixões e investissem em projetos que incentivem- nas a aprender alguma profissão, que traria chances de melhorar a qualidade de vida, e incentivaria seus filhos e/ou crianças a estudarem.
Na cidade de Maceió-AL temos um grande exemplo de organização para ajudar no equilíbrio do meio ambiente e melhor a qualidade de vida das pessoas da cidade.  Há dois anos o lixão da cidade foi enterrado, e um novo aterro sanitário foi construído em outro bairro da cidade. A cidade produz 1600 toneladas de lixos diariamente, gerando enormes quantidades de resíduos que sobram das casas e etc. O novo aterro sanitário construído em Maceió tem uma área de 140 hectares, sendo que as atividades desenvolvidas no aterro funcionam 24 horas por dia. O lixo agora é enterrado deforma que a natureza não seja atingida de forma agressiva, como exemplo: o chorume (líquido formado a partir de lixos) é canalizado e bombeado até a estação de tratamento, sendo transformado e utilizado na jardinagem, por exemplo. Crianças que trabalhavam nesse lixão foram conduzidas à escola e começaram a realizar atividades complementares, sendo bem tratadas pela escola e os órgãos competentes.

Ações como essa, em que a Prefeitura de Maceió e o Estado de Alagoas  mudaram a forma de “armazenar” o lixo da cidade, faz com que outras cidades brasileiras pequem e executem o mesmo exemplo. Não basta apenas mudar a forma de cuidar do lixo, mas sim abrir projetos que envolvam as pessoas que dependem do lixo para a sua sobrevivência.  

Portanto incentivar a reciclagem e fiscalizar para onde vão os resíduos que nós dispensamos e analisar os futuros impactos no meio ambiente é dever dos nossos governantes, mas nós moradores das cidades devemos separar nossos lixos conforme a sua natureza para que possamos cobrar algo futuramente. Ressalto que todas as nossas ações voltadas ao meio ambiente, sendo elas boas ou ruins, refletirão mais cedo ou mais tarde no aspecto natural das grandes, pequenas e médias cidades.

A seguir, um vídeo retirado do Youtube, mostrando uma reportagem pela TVNBR, da situação dos lixões da cidade de Maceió-AL:

Referências:
- MMA. Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em 
http://www.sinir.gov.br/web/guest/plano-nacional-de-residuos-solidos

- Portal Brasil: Curso prepara estados e municípios para elaboração de planos de resíduos sólidos. Disponível em
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/10/03/estados-e-municipios-se-preparam-para-plano-nacional-de-residuos-solidos


- Mundo Certo, Denise Maldonado: Você sabe o que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS? Disponível em : 

http://www.mundocerto.com.br/portal/artigo-interna.aspx?id=15

Postado por: Vinicius Silveira dos Santos

Um comentário:

  1. Apenas uma pequena correção, Vinicius: você fala em "lixos e/ou resíduos"; esse "e" não existe, já que lixo é uma denominação popular e cada vez menos utilizada para designar genericamente os resíduos e rejeitos. No mais, a postagem está bem legal!

    ResponderExcluir