7 de jan. de 2013

PNRS e os problemas no Brasil


O descarte dos resíduos sólidos é um problema no mundo inteiro. Podemos dizer que essa é uma das maiores preocupações do século XXI. No brasil não é diferente. Frequentemente vemos na mídia polêmica sobre a coleta e o descarte destes resíduos.

Com vista nisso, o governo criou o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que é instituída pela Lei nº 12.305/10. Esse Plano, foi desenvolvido com o intuito de diminuir a geração de resíduos, por meio da conscientização da população para terem um hábito de consumo sustentável. Elizabeth Grinberg, destaca que o Plano foi construído em um processo participativo, recebendo sugestões de todos os setores envolvidos. 
Um dos principais pontos desta política que podemos analisar, é que até 2014 não deverá mais haver lixões a céu aberto no Brasil, os mesmos seriam substituídos por aterros sanitários. Esses lixões são palco de grande desconforto para os cidadãos que vivem ao entorno dele, que traz pragas e doenças para esses moradores.


No brasil, muitas vezes notamos uma falta de coleta efetiva e de uma coleta seletiva para os resíduos que produzimos. Com essa política, o governo busca diminuir esses impactos na sociedade.
Recentemente estava sendo bastante divulgada a falta de coleta de lixo em algumas cidades do centro-oeste brasileiro, entre elas a cidade de Várzea Paulista, no estado de São Paulo. O lixo nessa cidade ficou cerca de 12 dias sem ser recolhido devido à uma greve dos funcionários da empresa que tinha a licitação para fazer esse recolhimento. Essas greves são efeito de um ruim gerenciamento dessa política dos resíduos sólidos. 

A população também tem seu par de culpa nesse problema. Produzimos lixo indiscriminadamente sem nos preocuparmos com o destino que ele tem. Enquanto não houver uma conscientização da população em relação a isso, dificilmente conseguiremos resolver todos esses problemas que vimos diariamente nas nossas cidades.







Referências:
Política Nacional de Resíduos Sólidos: Disponível em <http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos> Acesso em 05/01/13


O que é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos: Disponível em <http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/o-caminho-do-lixo/noticia/2012/01/o-que-e-o-plano-nacional-de-residuos-solidos.html> Acesso em 05/01/13

Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Responsabilidade Compartilhada: Disponível em <http://rmai.com.br/v4/Read/1218/politica-nacional-de-residuos-solidos-e-a-responsabilidade-compartilhada.aspx> Acesso em 07/01/13


Postado por: Ricardo Stedile

Um comentário:

  1. Teu texto ainda se assemelha muito, em algumas passagens, aos textos que você usou como fontes. Procure escrever a partir de tuas próprias reflexões. Mais uma questão para pensarmos: você afirma que "Produzimos lixo indiscriminadamente sem nos preocuparmos com o destino que ele tem"; tenho pleno acordo com isso, mas não podemos parar nesta simples constatação, é preciso chegarmos à raiz disso. Porque não nos preocupamos? Será uma simples escolha? Se for, parece simples resolver, não é mesmo? Ou será que somos "formatados" para fazer esta escolha sem sequer nos preocuparmos com isso?

    ResponderExcluir